Busca avançada
Ano de início
Entree


Espectadores em trânsito: identificação, imersão e distinção no Rio de Janeiro do início do século XX

Texto completo
Autor(es):
Carolina Azevedo di Giacomo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Rosana de Lima Soares; Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo; Flavia Cesarino Costa
Orientador: Eduardo Victorio Morettin
Resumo

Esta dissertação apresenta três exercícios historiográficos acerca da cultura visual carioca do início do século XX, em que se evidenciam aspectos contraditórios de relações de classe, gênero e origem, por meio de diferentes operações de identificação e distinção. O primeiro capítulo analisa as imagens remanescentes de Circuito de São Gonçalo (Empresa F. Serrador, 1909), sobre a corrida de automóveis homônima, em diálogo com filmes estrangeiros semelhantes, buscando aproximar progresso e catástrofe. O segundo capítulo mapeia a presença dos simuladores cinematográficos no Brasil, que emulavam passeios de automóvel, e discute a experiência de seu espectador. Esses aparelhos são entendidos como um cenário no qual os presentes agiam como atores de uma encenação proposta pelo ambiente da atração. O terceiro capítulo sugere um percurso imaginário para o casal de caipiras que protagonizou o filme Sô Lotero e nhá Ofrasia com seus productos na Exposição (Labanca, Leal e Cia., 1908), hoje perdido. O encontro entre personagem ingênua e o universo cosmopolita condensou tanto o fascínio ligado aos signos da modernidade quanto a ansiedade provocada por eles. (AU)

Processo FAPESP: 17/03563-7 - Caminhos cruzados: o cinema, a rua e o automóvel no Rio de Janeiro (1907-1911)
Beneficiário:Carolina Azevedo di Giacomo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado