Busca avançada
Ano de início
Entree


Problema de Roteamento de Veículos Elétricos: otimização da vida útil das baterias

Texto completo
Autor(es):
Allan Vinícius da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Franklina Maria Bragion de Toledo; Eduardo Fontoura Costa; Ramon Faganello Fachini; Maria Beatriz Brito Oliveira
Orientador: Franklina Maria Bragion de Toledo
Resumo

Com o aumento das emissões de gases de efeito estufa, alternativas de transporte menos poluentes vêm sendo estudadas, dentre elas o uso de veículos elétricos. Porém, o uso desse tipo de veículo traz um desafio ecológico para o futuro: como tratar o descarte das baterias após o seu uso. Logo, prolongar a vida útil das baterias dos veículos é uma questão fundamental para que eles sejam de fato uma alternativa ecologicamente correta. O objetivo deste projeto de mestrado é apresentar o Problema de Roteamento de Veículos Elétricos visando minimizar o consumo de energia e o envelhecimento de suas baterias. Para tanto, descrevemos o problema comparando-o com outros trabalhos relacionados. Dois modelos matemáticos e um algoritmo memético foram desenvolvidos para lidar com o problema. Instâncias da literatura foram adaptadas e resolvidas utilizando o solver de otimização GUROBI e o algoritmo populacional. Os resultados obtidos indicam que um dos modelos e o algoritmo memético apresentam uma boa performance para as instâncias utilizadas. Além disso, o algoritmo memético se mostrou robusto e competitivo quando comparado aos modelos. (AU)

Processo FAPESP: 18/02316-9 - Roteamento de veículos elétricos
Beneficiário:Allan Vinicius da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado