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Roteamento de veículos elétricos

Processo: 18/02316-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Franklina Maria Bragion de Toledo
Beneficiário:Allan Vinicius da Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Assunto(s):Modelos matemáticos

Resumo

A população urbana tem aumentado de forma expressiva nos últimos anos. Logo, a grande movimentação de pessoas e de mercadorias nas cidades contribui de forma significativa para a poluição do meio ambiente, em especial, devido a emissão de CO2. Neste sentido, um dos desafios da logística urbana é a convivência sustentável entre o desenvolvimento das cidades e as frotas logísticas. O objetivo de pesquisa deste trabalho é desenvolver modelos matemáticos para o problema de roteamento de veículos elétricos. Como um dos custos mais relevantes dos veículos elétricos está associado a manutenção de suas baterias, visamos modelar o prolongamento da vida útil de suas baterias. O problema de roteamento de veículos elétricos é de difícil de resolver para instâncias de tamanho real, logo na segunda etapa do trabalho, iremos propor um método heurístico para resolução do problema estudado. (AU)