Busca avançada
Ano de início
Entree


Fungemia por leveduras: perfis fenotípicos e moleculares e sensibilidade antifúngica de amostras isoladas no hospital das clínicas de Botucatu, São Paulo.

Texto completo
Autor(es):
Luciana da Silva Ruiz
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Claudete Rodrigues Paula; Arlete Emily Cury; Edison Luiz Durigon; Valderez Gambale; Maria Walderez Szeszs
Orientador: Claudete Rodrigues Paula
Resumo

Os objetivos deste estudo foram: re-identificar 70 isolados de Candida em micoteca por método tradicional e API 20C; identificar a presença de C. dubliniensis; determinar e comparar as concentrações inibitórias mínimas (CIMs) das amostras, frente a sete antifúngicos (E-test); caracterizar molecularmente as amostras seqüenciais de Candida pela técnica de PFGE; estudar e comparar o perfil genotípico de isolados de C. albicans e C. parapsilosis, através da análise de marcadores microsatélites e cariotipagem. O nível de concordância entre o método tradicional e o API 20C foi de 93%. Nenhum isolado de C. dubliniensis foi identificado no estudo. Em relação à sensibilidade antifúngica, a maioria das amostras apresentou alta porcentagem de sensibilidade às sete drogas testadas. A análise molecular pela técnica de PFGE, mostrou seis perfis de cariótipos diferentes em 24 amostras seqüenciais. Em relação à comparação das técnicas de PFGE e microssatélites, observamos que a última mostrou maior poder discriminatório para as amostras de estudadas. (AU)

Processo FAPESP: 03/08987-7 - Fungemia por leveduras: sorotipagem, caracterização genotípica (cariotipagem e microssatélites) e sensibilidade antifúngica de amostras isoladas no Hospital das Clínicas de Botucatu, SP
Beneficiário:Luciana da Silva Ruiz Menezes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado