Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo in vitro do potencial de diferenciação das células tronco imaturas da polpa dentária humana em neurônios retinais.

Texto completo
Autor(es):
Bruna Pereira de Morais
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Irina Kerkis; Niels Olsen Saraiva Câmara; Lygia da Veiga Pereira Carramaschi
Orientador: Irina Kerkis
Resumo

A retina é composta por células neuronais especializadas, que quando danificadas são incapazes de se regenerar. CTIPD são uma promissória fonte para substituir o tecido lesado pois são capazes de se diferenciar em quase todos os tipos celulares. O objetivo do estudo é avaliar o potencial de diferenciação das CTIPD em neurônios retinais. As CTIPD foram submetidas a formação de neuroesfera, a qual foi avaliada pela expressão de nestin, <font face=\"Symbol\">b-III-tubulin e Pax-6. A partir da neuroesfera foi realizada a indução da diferenciação em neurônios retinais, a qual foi avaliada pela expressão dos marcadores específicos da diferenciação retinal. Observou-se a reação positiva com nestin, <font face=\"Symbol\">b-III-tubulin e Pax-6 na esfera, sugerindo um comprometimento com a linhagem neural/retinal. Nas células diferenciadas observamos uma maior expressão de Chx-10 e Crx e menor de Nrl, Calbindin, Recoverin e Rhodopsin. Este estudo sugere que CTIPD apresentam potencial de desenvolvimento em neurônios retinais. Entretanto, estudos adicionais são necessários para elucidar a formação da retina neural. (AU)

Processo FAPESP: 10/14385-3 - Estudo in vitro do potencial de diferenciação das células-tronco imaturas da polpa dentária humana em neurônios retinais-símile
Beneficiário:Bruna Pereira de Morais
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado