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A formação dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Tiarajú Pablo D'Andrea
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Vera da Silva Telles; Paulo Eduardo Arantes; Rose Satiko Gitirana Hikiji; Cibele Saliba Rizek; Walter Garcia da Silveira Junior
Orientador: Vera da Silva Telles
Resumo

O objetivo desta tese é basicamente problematizar quatro questões: quais são os sentidos e os significados que estão em jogo para o termo periferia; qual é a influência da atuação dos coletivos artísticos da periferia na formulação de um novo significado para o termo periferia; por que houve uma explosão de atividades culturais na periferia nos últimos vinte anos e; qual o caráter e o alcance da ação política desses coletivos artísticos. Para tanto, o texto parte do contexto social da década de 1990, quando as periferias de São Paulo sofriam os desdobramentos do neoliberalismo e um alto índice de homicídios. Logo, o texto aponta algumas mudanças ocorridas nas últimas duas décadas nessas periferias. Algumas delas são o aumento do número de coletivos artísticos nesses bairros, tema principal desta tese; o crescimento evangélico e a presença do PCC. Também se discorre sobre o aumento da atuação de ONGs e do poder público nas periferias. Por fim, o texto conceitua a obra do grupo de rap Racionais MC´s como sendo a narrativa legitimada por essa população para contar sua história e discorre sobre uma nova subjetividade surgida na periferia e centrada no orgulho dessa condição. O indivíduo que passa a agir politicamente a partir desse orgulho é denominado neste trabalho como sujeito periférico. O texto discorre também sobre como três campos discursivos obtiveram a preponderância para definir o que seja periferia em distintos tempos históricos. Estes campos discursivos são: o discurso acadêmico, os coletivos artísticos da periferia e a indústria do entretenimento. Logo, realiza uma aprofundada análise histórica, social e política da obra dos Racionais MC´s tentando entender por que o discurso enunciado por esse grupo causou tanto impacto nas periferias e criou uma nova forma de entendimento sobre o que seja periferia para o todo da sociedade, além de influenciar a própria auto-imagem que os moradores da periferia passaram a possuir de si mesmos. Entrelaçado a esse fenômeno, o texto discute como nos últimos vinte anos houve um alargamento do significado do termo periferia, que já não passa a ser definido somente pelo binômio pobreza e violência, mas também pelos elementos cultura e potência. No entanto, esta potencialidade da população periférica pode ser utilizada para sua afirmação política ou para fins mercadológicos, expressos em uma certa celebração dos pobres visualizada na atualidade que por um lado esvazia o caráter crítico do termo periferia e por outro celebra a denominada Classe C. Por fim, esta tese apresenta os resultados de pesquisas etnográficas realizadas em coletivos artísticos da periferia de São Paulo discutindo como estes coletivos influenciaram na ressemantização do termo periferia. Também se problematiza neste trabalho o labor estético e fundamentalmente político desses coletivos, em um contexto de crise das formas clássicas de mobilização política. (AU)

Processo FAPESP: 09/53814-0 - A cidade dos artistas
Beneficiário:Tiaraju Pablo D'Andrea
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado