Busca avançada
Ano de início
Entree


Obtenção de peptídeos vasoativos a partir do plasma de serpentes brasileiras (Bothrops jararaca e Crotalus durissus terrificus).

Texto completo
Autor(es):
Sandra Alves Barreto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Ivo Lebrun; Maria Teresa Machini de Miranda; Roxane Maria Fontes Piazza
Orientador: Ivo Lebrun
Resumo

A Bradicinina, a mais importante das cininas plasmáticas, foi encontrada pela primeira vez em mamíferos. Pouco foi estudado sobre o sistema calicreína-cininas em serpentes, mas o que se sabe é que, provavelmente, são deficientes do Fator XII, um ativador da pré-calicreína em mamíferos. Com o objetivo de identificarmos novos peptídeos, submetemos plasmas das serpentes Bothrops jararaca (SBJ) e da Crotalus durissus terrificus (SCDT) tratados por duas metodologias simplificadas de determinação de bradicininogênio. O estudo com os plasmas das SBJ e da SCDT liberou uma substância com efeito semelhante à cinina de mamíferos que produziu hipotensão na serpente e no rato; esse efeito foi potencializado com o uso do captopril (0,05/0,010 mg/Kg), que inibe a cininase II, confirmando resultados diferentes das literaturas existentes sobre esse assunto. Com o resultado obtido, fracionamos este produto em aparelho de HPLC, e obtivemos seqüências peptídicas que não apresentaram homologia com a bradicinina. (AU)

Processo FAPESP: 03/09312-3 - Obtenção de peptídeos vasoativos a partir do plasma de serpentes brasileiras (Bothrops jararaca, Crotalus durissus terrificus e Waglerophis merremii)
Beneficiário:Sandra Alves Barreto Barbosa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado