Busca avançada
Ano de início
Entree


Diversidade de bactérias diazotróficas endofíticas de mangue vermelho (Rhizophora mangle) e avaliação do potencial biotecnológico.

Texto completo
Autor(es):
Eduardo Penteado Gottardo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Itamar Soares de Melo; Ricardo Harakava; Tiago Domingues Zucchi
Orientador: Itamar Soares de Melo
Resumo

Manguezais são considerados ecossistemas costeiros, localizados na transição entre os ambientes terrestre e marinho. Esse ambiente é característico de regiões tropicais e subtropicais, sendo encontrados em todo o mundo, principalmente no Brasil, Indonésia e Austrália. A ocorrência de grande quantidade de matéria orgânica potencializa o fato de que os microrganismos são importantíssimos na ciclagem de nutrientes nestes ambientes. Microrganismos endofíticos podem ser extremamente relevantes para os vegetais existentes em manguezais por habitarem o interior destes, em todo seu ciclo de vida ou somente em parte dele, sem prejudicá-lo ou causar qualquer dano aparente ao mesmo. Os endofíticos podem conferir ao seu hospedeiro características importantes, tais como, maior resistência a condições de estresse, suprimento de nutrientes e outros componentes de interesse biotecnológico (como enzimas, antibióticos e drogas de interesse farmacêutico). O presente estudo visou, assim, verificar a diversidade de bactérias diazotróficas endofíticas existentes em mangue vermelho (Rhizophora mangle) da Ilha do Cardoso (Cananéia SP) e estudar a biodiversidade funcional dos principais grupos e potencial biotecnológico. (AU)

Processo FAPESP: 06/52689-9 - Diversidade de bactérias endofíticas de mangue vermelho (Rhizophora mangle) e avaliação do potencial biotecnológico
Beneficiário:Eduardo Penteado Gottardo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado