Busca avançada
Ano de início
Entree


Linhagens celulares derivadas de cultivos primários de neoplasias infectadas pelo BPV como modelo de estudo da transição epitélio-mesênquima.

Texto completo
Autor(es):
Rodrigo Pinheiro Araldi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Rita de Cassia Stocco; Rodrigo Franco de Carvalho; Janete Maria Cerutti; Elizabeth Natal de Gaspari; Paulo Luiz de Sá Junior; Edislane Barreiros de Souza
Orientador: Rita de Cassia Stocco
Resumo

A ação metastática do BPV permanece não clara. Este estudo avaliou a ação do BPV na transição epitélio-mesênquima (TEM), empregando linhagens celulares de papiloma (P), fibropapiloma (FB) e carcinoma de esôfago (CE). Os resultados mostraram a presença de infecção produtiva e o aumento do potencial proliferativo nestas células. Porém, foi verificada a redução do potencial de membrana mitocondrial em relação à pele saudável (controle) e o aumento do estresse oxidativo, resultante da ação da oncoproteína E6, justificando a clastogenicidade e a aquisição do fenótipo-tronco descrito nas linhagens de P, FB e CE. Estas linhagens mostram capacidade migratória decorrente do sequestro citoplasmático de E-caderina, e o aumento dos níveis de expressão de vimentina, vinculina e N-caderina como consequência da ativação dos fatores STAT3 e SLUG, sugerindo a ação do vírus na indução da TEM. Tais resultados foram validados em amostras de tecido, reforçando a ação do vírus na TEM, bem como demostrando o potencial destas linhagens celulares como modelo de estudo da metástase. (AU)

Processo FAPESP: 14/20617-5 - Estudo da ação do papilomavírus bovino (BPV) na transição epitélio-mesênquima
Beneficiário:Rodrigo Pinheiro Araldi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado