Busca avançada
Ano de início
Entree


Sequenciamento de um código de barras como ferramenta para quantificação de alterações na dinâmica de populações celulares transduzidas com vetores lentivirais.

Texto completo
Autor(es):
Daniela Bertolini Zanatta
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Bryan Eric Strauss; Pedro Alexandre Favoretto Galante; Luiz Mario Ramos Janini; Elizabeth Angelica Leme Martins; Enrique Mario Boccardo Pierulivo
Orientador: Bryan Eric Strauss
Resumo

Os vetores retrovirais representam uma das melhores opções para transferência e terapia gênica, pois fornecem expressão do transgene em longo prazo. Entretanto, a inserção do provírus pode causar mutagênese insercional, induzindo proto-oncogenes. Eventos deste tipo têm sido descritos em protocolos clínicos para o tratamento de SCID-X1, doença granulomatosa crônica e talessemia beta, quando vetores retrovirais (oncorretrovirus) foram utilizados. Atualmente, existem poucos métodos simples e rápidos para revelar e quantificar a expansão clonal. Assim, descrevemos a construção uma biblioteca de vetores contendo uma marcação aleatória, denominada código de barras. O sequenciamento do código de barras permitirá revelar, caracterizar e até quantificar a expansão clonal de uma população de células transduzidas. Esta metodologia ajudará a testar novos arranjos de promotores e genes terapêuticos, para o desenvolvimento de vetores mais seguros contribuindo para a redução da probabilidade de um evento de proliferação clonal desencadeado pela mutagênese insercional. (AU)

Processo FAPESP: 07/56495-7 - Desenvolvimento de uma metodologia que permitira monitorar a clonalidade de celulas transduzidas com vetores lentivirais.
Beneficiário:Daniela Bertolini Zanatta
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado