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Atividade lúdica e de cuidado: análise e intervenção na interação mãe-bebê

Texto completo
Autor(es):
Luiza Machado dos Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru. 2020-12-21.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru
Data de defesa:
Orientador: Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Resumo

As mães interagem com seus bebês em diferentes contextos, como nas brincadeiras e nos cuidados básicos. Essa dissertação teve como objetivo geral investigar se haveria diferença entre a interação em situação lúdica e de cuidado e, se, uma intervenção implementada a partir de dados de uma situação de interação lúdica, aumentaria a frequência de comportamentos interativos nesta situação e na troca de fraldas e foi estruturada em dois estudos: 1. Comportamentos interativos mãe-bebê em situação livre e na troca fraldas; 2. Intervenção no contexto de interação lúdica mãe-bebê e a influência na interação da díade na troca de fraldas. Em ambos os estudos os dados foram coletados na Clínica de Psicologia Aplicada (CPA) e no Centro de Reabilitação (SORRI) na cidade de Bauru - SP. Foi utilizado o protocolo Intera Díade para codificação dos comportamentos materno-infantis e realizou-se análises estatísticas de comparação e correlação dos comportamentos interativos maternos e dos bebês nas duas situações. O Estudo 1 teve como objetivos a) descrever e comparar comportamentos interativos maternos e dos bebês, aos três meses de vida, em situação lúdica e de cuidados; b) correlacionar comportamentos maternos e dos bebês nas duas condições: lúdica e de cuidados. Participaram 27 díades mãe-bebê e os resultados de comparação dos comportamentos maternos nos dois contextos apontaram que dos oito comportamentos interativos positivos observados, seis tiveram médias significativamente maiores na situação lúdica. Quanto aos bebês, prevaleceram os comportamentos positivos na situação lúdica e os comportamentos negativos e não interativos na troca de fraldas. O Estudo 2 teve como objetivo investigar se uma intervenção, implementada a partir de dados de uma situação de interação lúdica, utilizando vídeo feedback, aumentaria a frequência de comportamentos interativos neste contexto e na troca de fraldas a) Descrever e comparar comportamentos interativos mãe-bebê, em situação lúdica, antes e depois de uma intervenção, em situação lúdica, utilizando vídeo feedback; b) Comparar a duração e frequência de sequências comportamentais interativas, antes e depois de uma intervenção em situação lúdica, utilizando vídeo feedback e, c) Descrever e comparar comportamentos interativos mãe-bebê, em situação de troca de fraldas, antes e depois de uma intervenção em situação lúdica, utilizando vídeo feedback. Participaram 17 díades de mães e bebês aos três meses de idade de um programa de intervenção em vídeo-feedback onde foram filmadas na condição de interação lúdica e na troca de fraldas (pré-teste). Depois, a mãe participou de uma sessão de intervenção utilizando vídeo feedback a partir de sequências interativas da interação livre. Por fim, as díades foram novamente filmadas na interação livre e na troca de fraldas (pós-teste). Foi verificado que na troca de fraldas houve maior frequência do comportamento materno de cuidar não interativo e na interação livre, a reposta de estimulação por objetos. Quanto ao comportamento dos bebês, na interação livre houve mais comportamentos de respostas de interação positivas à estimulação por objetos e na condição de cuidado maior frequência do contato visual. Os resultados das análises de comparação das durações das sequências maternas na situação lúdica apontaram aumento significativo na sequência positiva RE-EST e redução significativa nas sequencias positivas NEB-EST e NEB-RES. O total da duração e frequência das sequências negativas dos bebês reduziu significativamente. Na troca de fraldas foi verificado aumento significativo nos comportamentos da mãe de apresentar o brinquedo e redução significativa em atrair a atenção. Os comportamentos positivos dos bebês de interagir com o brinquedo e responder positivamente aumentaram significativamente e foi verificada redução significativa nos comportamentos negativos de chorar. Observou-se a generalização de comportamentos interativos positivos maternos da condição de interação lúdica para a troca de fraldas. Os resultados, ainda que obtidos com uma amostra pequena, foram promissores, apontando a estratégia de vídeo feedback como uma importante ferramenta e indicando a importância de intervenções para a melhoria da interação mãe-bebê o mais precoce possível como um fator de proteção para o desenvolvimento saudável. (AU)

Processo FAPESP: 18/09825-6 - Atividade lúdica e de cuidado: análise e intervenção na interação mãe-bebê
Beneficiário:Luiza Machado dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado