Busca avançada
Ano de início
Entree


Ensino de operantes verbais e requisitos para ensino por tentativas discretas em crianças com transtorno do espectro autista (TEA)

Texto completo
Autor(es):
Bárbara Guerra
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru. 2016-01-13.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru
Data de defesa:
Orientador: Ana Cláudia Moreira Almeida Verdu
Resumo

Indivíduos com transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam importantes déficits em comportamentos diversos, e dentre eles o comportamento verbal. Considerando-se os prejuízos sociais que a ausência de linguagem ocasiona para essa população, como dependência e restrição de acesso ao ensino comum, surge a necessidade de prgramar o ensino de operantes verbais. Todavia, a aquisição de operantes verbais por meio de ensino sistemático e programado exige pré-requisitos como seguir instrução e imitar. Dessa forma também é necessário planejar condições de ensino estruturado para a aprendizagem de tais repertórios. Esse trabalho está organizado em três estudos. O Estudo 01 objetivou realizar levantamento da literatura sobre o procedimento de ensino e autismo no The Analysis of Verbal Behavior a partir do termo autism. Como resultado gerais, identificou-se que os procedimentos de ensino objetivaram em sua maioria o ensino de operantes verbais por instrução por exemplar único (SEI) para aquisição de mando e ecoico. A maioria dos participantes estava entre três e seis anos de idade, apresentava um repertório de até dois operantes em aquisição, e aprendeu os comportamentos alvo dos estudos. O Estudo 02 objetivou ensinar operantes pré-requisitos para dois meninos de cinco e sete anos com Transtorno do Espectro Autista, e verificar o efeito da aquisição sobre coportamentos incompatíveis como a aprendizagem, como estereotipia e comportamentos inadequados. Os participantes tiveram seus repertérios de pré-requisitos ampliados,com uma necessidade decrescente de ajuda e demonstraram uma redução na emissão de respostas concorrentes ao ensino. O Estudo 03 ensinou matching auditivo-visual, ecoico, tanto e mando por instrução por exemplares múltiplos (MEI) para dois participantes. Os resultados demonstraram que após o MEI as crianças passaram a emitir mais respostas verbais vocais do que em relação à condição... (AU)

Processo FAPESP: 13/13028-0 - Habilidades pré-requisito para aquisição de repertório de repetir palavras, rotular e pedir objetos
Beneficiário:Barbara Trevizan Guerra
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado