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Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal

Texto completo
Autor(es):
Christiane Delmondes Versuti
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Artes. 2021-10-19.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Arquitetura. Artes. Comunicação e Design. Bauru
Data de defesa:
Orientador: Maximiliano Martin Vicente
Resumo

A tese tem por finalidade compreender de que maneira a literacia midiática, inserida na educação dos jovens, pode contribuir para o exercício da cidadania. Parte-se da ideia de que não é suficiente apenas o acesso às mídias e às informações, mas que também é preciso haver a aprendizagem de como compreender e selecionar as mídias; filtrar e interpretar os conteúdos; saber se apropriar das mídias para buscar informações e conhecimentos; produzir seus próprios conteúdos e ser capaz de dialogar e participar efetivamente da sociedade como cidadão. Para atingir esse objetivo, inicialmente foram realizados levantamentos e estudos de obras relacionadas à cidadania, educação, participação, juventudes e conexões, tecnologia e educação, fake news e desinformação e media literacy. Também foram desenvolvidos e realizados workshops de literacia midiática em escolas públicas de Portugal e do Brasil (turmas com faixa etária média de 12 a 13 anos), a fim de verificar como a media literacy pode contribuir para a formação e a participação cidadã desses jovens. (AU)

Processo FAPESP: 17/19981-2 - Media literacy no ensino de jovens e contribuições para a participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal
Beneficiário:Christiane Delmondes Versuti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado