Busca avançada
Ano de início
Entree


Análise in silico do gene lipid transfer protein (LTP) de cana-de-açúcar e funcional em transformantes de (Nicotiana tabacum)

Texto completo
Autor(es):
Renan Gonçalves da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Jaboticabal. 2017-10-26.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal
Data de defesa:
Orientador: Sonia Marli Zingaretti
Resumo

A grande expansão da cultura de cana-de-açúcar pelo território brasileiro leva à necessidade do desenvolvimento de cultivares melhoradas e adaptadas às diferentes condições de clima a que são submetidas. Os estresses bióticos e abióticos são fatores que afetam a produtividade de uma cultura e entre esses, o estresse hídrico assume grande importância em função do regime de chuvas e do aumento de temperatura iminente nos próximos anos. Analisar a expressão de genes em plantas submetidas a estresses pode contribuir de forma expressiva para elucidar as rotas de defesa das plantas, contribuindo sobremaneira para o melhoramento da cultura e o desenvolvimento de novas variedades. O projeto teve como objetivo obter transformantes de Nicotiana tabacum in vitro com o gene LTP (Lipid Transfer Protein) e avaliar sua funcionalidade em relação ao estresse por deficiência hídrica, em casa de vegetação por hidroponia. Feita a seleção da EST com base em resultados anteriores obtidos pelo grupo de pesquisa, posterior análise em bancos de dados, realizou-se a aquisição do clone no Centro de Estocagem de Genes (BCCCenter) e o re-sequenciamento para comprovar sua identidade. Estudos in silico foram realizados através da utilização de softwares de bioinformática e a análise da função do gene foi realizada a partir da transformação genética de Nicotiana tabacum via Agrobacterium tumefaciens. Seis transformantes de N. tabacum com o inserto de interesse LTP foram obtidos e testados quanto à tolerância ao déficit hídrico, pela indução por diferentes concentrações de manitol. As plantas de tabaco transformantes demonstraram melhor desempenho fenotípico em relação à planta não transformada e boa capacidade de readaptação após o estresse. A geração T1 dessas plantas devem ser utilizadas em estudos para comprovação biológica e funcional da ação do gene inserido, através da técnica de Real Time qPCR. (AU)

Processo FAPESP: 14/24464-9 - Análise da função de genes de cana-de-açúcar, ligados ao estresse hídrico, em plantas de tabaco (Nicotiana tabacum)
Beneficiário:Renan Gonçalves da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado