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O Unlimited Rulebook: arquitetando as mecânicas de economia de jogos

Texto completo
Autor(es):
Wilson Kazuo Mizutani
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Matemática e Estatística (IME/SBI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Fabio Kon; Joris Dormans; Elisa Yumi Nakagawa; Walt Scacchi; Marcelo Panaro de Moraes Zamith
Orientador: Fabio Kon
Resumo

O processo criativo de se desenvolver um jogo digital alterna entre modificar o jogo e jogá-lo para avaliar a experiência resultante. No entanto, quanto mais trabalho técnico é necesário para mudar o jogo, mais se demora para fazer essa avaliação e mais caro fica fazer mudanças. Esta pesquisa se concentra em uma parte do processo criativo em jogos cujo esforço técnico em realizar mudanças é bastante custoso: mecânicas de economia com regras de auto-alteração. Para minimizar o custo das mudanças que essas mecânicas envolvem, nós propomos o Unlimited Rulebook, uma arquitetura de referencia que guia desenvolvedores ao projetar seus sistemas de jogos. Usamos um processo sistemático e consolidado que associa cada decisão de projeto à fonte de informação que levou a ela e, depois, avalia a arquitetura de referência resultante tanto qualitativamente quanto empiricamente. Os resultados mostram que, para gêneros de jogos e conjuntos de funcionalidades condizentes, o Unlimited Rulebook reduz mudanças retroativas caras com sucesso, valendo-se de extensibilidade, data-driven design, adaptive object models e predicate dispatching. (AU)

Processo FAPESP: 17/18359-6 - A arquitetura de software de mecânicas de economia em jogos digitais
Beneficiário:Wilson Kazuo Mizutani
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado