A arquitetura de software de mecânicas de economia em jogos digitais
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Autor(es): |
Wilson Kazuo Mizutani
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Tese de Doutorado |
Imprenta: | São Paulo. |
Instituição: | Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Matemática e Estatística (IME/SBI) |
Data de defesa: | 2021-10-20 |
Membros da banca: |
Fabio Kon;
Joris Dormans;
Elisa Yumi Nakagawa;
Walt Scacchi;
Marcelo Panaro de Moraes Zamith
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Orientador: | Fabio Kon |
Resumo | |
O processo criativo de se desenvolver um jogo digital alterna entre modificar o jogo e jogá-lo para avaliar a experiência resultante. No entanto, quanto mais trabalho técnico é necesário para mudar o jogo, mais se demora para fazer essa avaliação e mais caro fica fazer mudanças. Esta pesquisa se concentra em uma parte do processo criativo em jogos cujo esforço técnico em realizar mudanças é bastante custoso: mecânicas de economia com regras de auto-alteração. Para minimizar o custo das mudanças que essas mecânicas envolvem, nós propomos o Unlimited Rulebook, uma arquitetura de referencia que guia desenvolvedores ao projetar seus sistemas de jogos. Usamos um processo sistemático e consolidado que associa cada decisão de projeto à fonte de informação que levou a ela e, depois, avalia a arquitetura de referência resultante tanto qualitativamente quanto empiricamente. Os resultados mostram que, para gêneros de jogos e conjuntos de funcionalidades condizentes, o Unlimited Rulebook reduz mudanças retroativas caras com sucesso, valendo-se de extensibilidade, data-driven design, adaptive object models e predicate dispatching. (AU) | |
Processo FAPESP: | 17/18359-6 - A arquitetura de software de mecânicas de economia em jogos digitais |
Beneficiário: | Wilson Kazuo Mizutani |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |