Busca avançada
Ano de início
Entree


Criação e caracterização de um modelo transgênico inédito de camundongos com expressão condicional do gene da conexina 43.

Texto completo
Autor(es):
Lucas Martins Chaible
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Lucia Zaidan Dagli; Jose Ernesto Belizario; Marcos Roberto Chiaratti; Flavio Vieira Meirelles; Bryan Eric Strauss
Orientador: Maria Lucia Zaidan Dagli; Marcus Alexandre Finzi Corat
Resumo

As conexinas (Cx) compõem as junções comunicantes do tipo gap, entre elas a Cx43 é a mais prevalente. A diminuição de sua expressão está relacionada com diversas alterações fisiológicas. Sua importância in vivo foi relatada em camundongos com deleção de um dos alelos de Cx43 (Cx43+/-), pois os animais Cx43-/- não são viáveis. Devido esta inviabilidade técnica, os estudos com essa proteína foram realizados com animais Cx43+/-. Assim, este trabalho propõe a criação de um modelo transgênico para o estudo da Cx43. Para isso, o gene Cx43 foi reintroduzido ao genoma murino, porém regulado pelo sistema induzido por doxiciclina TetOn. Vetores de expressão gênica foram construídos e validados quanto sua funcionalidade in vitro e posterior transferencia para zigotos murinos por meio de microinjeção pronuclear. Obtivemos sucesso na construção do sistema de expressão. A funcionalidade dos vetores foi confirmada in vitro utilizando células HeLa e E10. Nos experimentos in vivo, apesar das taxas adequadas de nascimento nenhum deles apresentou genótipo positivo para o transgene. (AU)

Processo FAPESP: 09/51617-2 - Criacao e caracterizacao de um modelo transgenico inedito de camundongos com expressao condicional do gene da conexina 43: um novo paradigma no estudo da comunicacao intercelular funcional
Beneficiário:Lucas Martins Chaible
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado