Busca avançada
Ano de início
Entree


Treinamento físico na reabilitação pulmonar: os exercícios funcionais e o treinamento resistido elástico são estratégias eficazes?

Texto completo
Autor(es):
Fabiano Francisco de Lima
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Presidente Prudente. 2021-04-07.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente
Data de defesa:
Orientador: Ercy Mara Cipulo Ramos; Chris Burtin; Carlos Augusto Camillo
Resumo

Uma prioridade chave dos programas de Reabilitação Pulmonar (RP) é aumentar sua acessibilidade. O treinamento resistido elástico se destaca pelo baixo custo, praticidade e portabilidade, permitindo que as pessoas realizem o treinamento resistido no ambiente domiciliar. Os tubos elásticos Lemgruber® (LET) tem sido proposto como uma ferramenta para este fim. O treinamento físico em programas de RP geralmente envolve treinamento aeróbico e resistido, mostrando resultados clinicamente relevantes quando combinados. Os programas de RP fornecem ganhos funcionais significativos para pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), entretanto, as evidências para o aumento da atividade física na vida diária (AFVD) com RP são contraditórias e inconsistentes, sugerindo um pequeno efeito na AFVD com uma tradução inconsistente de ganhos funcionais em aumento de AFVD. O treinamento físico funcional pode ser uma alternativa promissora. Objetivos: Esta tese apresenta os seguintes objetivos: Avaliar a relação comprimento-resistência de alongamento e resistência de cinco tubos elásticos Lemgruber® (LET) de diferentes diâmetros; Conduzir uma revisão sistemática para investigar a eficácia do treinamento resistido elástico na melhora da força muscular, capacidade funcional de exercício, qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) e dispneia em pacientes com DPOC estável; Avaliar os efeitos de curto prazo (8 semanas) e sustentados (12 semanas de acompanhamento pós-treinamento) da combinação de um treinamento físico funcional, com um programa de treinamento composto por exercício aeróbico e resistido em pacientes com DPOC. Métodos: Quatro estudos foram realizados para responder aos objetivos desta tese e são apresentados como artigos separados: 1) um estudo laboratorial descritivo para avaliação dos LET; 2) uma revisão sistemática e meta-análise sobre a eficácia do treinamento utilizando xresistência elástica em pacientes com DPOC; 3) um protocolo de estudo e um ensaio clínico randomizado sobre os efeitos da combinação de exercícios funcionais com treinamento físico em pacientes com DPOC. Resultados: Os principais achados desta tese foram que a grande variedade de resistências fornecidas por LET, juntamente com sua segurança e estimativa razoável de valores de referência, suportam seu uso na prática clínica. O treinamento utilizando resistência elástica é uma intervenção eficaz para melhorar a força muscular em pacientes com DPOC. Além disso, em comparação ao treinamento resistido com aparelhos de musculação, o treinamento utilizando resistência elástica demonstrou efeitos semelhantes na força muscular, capacidade funcional de exercício, QVRS e dispneia. Por fim, a inclusão de um protocolo de treinamento físico funcional no treinamento convencionalmente realizado por pacientes com DPOC não não foi capaz de melhorar a AFVD e limitações nas atividades de vida diária. (AU)

Processo FAPESP: 18/04871-0 - Efeitos da inserção de um circuito funcional ao treinamento aeróbico e resistido na atividade física na vida diária e funcionalidade de pacientes com dpoc: um estudo clínico randomizado com follow up
Beneficiário:Fabiano Francisco de Lima
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado