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Atividades de campo em educação ambiental: construção coletiva de diretrizes metodológicas

Texto completo
Autor(es):
Rosana Caetano Baldani
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru
Data de defesa:
Orientador: Marília Freitas de Campos Tozoni Reis
Resumo

A atividade de campo, relacionada à educação ambiental (EA), tem sido uma estratégia de ensino bastante explorada pela escola e pode contribuir para a observação dos fenômenos da natureza como dos fatores integrantes do ambiente, inclusive os de caráter sócio-ambiental. O objetivo deste estudo é refletir sobre essa temática, formulando como problema de pesquisa a construção coletiva de diretrizes metodológicas para o desenvolvimento de aulas de campo em EA, que possam garantir seus princípios básicos de práxis educativa cultural, informativa, fundamentalmente política, formativa, emancipatória, crítica e transformadora. O estudo foi desenvolvido, com um professor e seus alunos de uma classe de 5ª série do ensino fundamental de uma escola pública, e norteado pelos pressupostos da pesquisa-ação-participativa. O processo pedagógico, a concretização da metodologia da pesquisa-ação-participativa, a vivência grupal e as atividades realizadas foram as categorias de análises, nas quais, a estratégia pedagógica de atividade de campo caracterizou-se como importante elemento no desenvolvimento didáticometodológico para a concretização do ensino por pesquisa. (AU)

Processo FAPESP: 05/53166-7 - Atividades de campo em educacao ambiental: construcao coletiva de diretrizes metodologicas.
Beneficiário:Rosana Caetano Baldani
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado