Busca avançada
Ano de início
Entree


Impacto do tratamento restaurador atraumático associado à estratégia educativa em saúde bucal na ansiedade odontológica de escolares

Texto completo
Autor(es):
Juana Rosmeri Salas Huamani
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Piracicaba, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Data de defesa:
Membros da banca:
Paula Midori Castelo; Maria Fidela de Lima Navarro; Kamila Rosamilia Kantovitz
Orientador: Taís de Souza Barbosa; Paula Midori Castelo
Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto do tratamento restaurador atraumático (ART, Atraumatic Restorative Treatment) associado à estratégia educativa em saúde bucal na ansiedade odontológica de escolares brasileiros. Material e Métodos: Setenta e oito estudantes com pelo menos um molar decíduo com cárie em dentina foram divididos em dois grupos: estratégia educativa em saúde bucal seguida do ART (GE+ART) e somente ART (GART). A estratégia educativa em saúde bucal consistiu de quatro sessões consecutivas, uma por semana. O ART foi realizado utilizando instrumentos manuais para abertura e limpeza da cavidade e ionômero de vidro de alta viscosidade para restauração. A ansiedade odontológica foi avaliada pelos aspectos cognitivo (versão modificada do Venham Picture Test, m-VPT), comportamental (versão modificada do Venham Anxiety Scale, m-VAS) e fisiológico (frequência cardíaca, FC; cortisol e alfa-amilase salivar, CS e AAS); no Dia 1 ¿ baseline, um dia antes do ART (Cs e AAS); Dia 2 ¿ no dia do tratamento, antes da estratégia (VPT-m), antes do ART (VPT-m, FC, CS e AAS), durante a explicação do procedimento (FC, VAS-m), no momento da escavação mais profunda (FC, m-VAS), no momento da restauração (FC, VAS-m) e após o ART (VPT-m, FC, CS e AAS). Os dados foram analisados utilizando os testes Shapiro-Wilk, Qui-quadrado independência/partição, Mann-Whitney/Kruskal-Wallis e Friedman/Wilcoxon. Resultados: As categorias "sem ansiedade" (VPT-m=0) e "comportamento relaxado" (VAS-m=0) foram as mais frequentes em todos os momentos para os grupos. Maior FC foi observada "antes do tratamento" do que nos outros momentos para os grupos. No GART, a FC média "durante a explicação do procedimento" foi similar ao primeiro registro, mas estisticamente maior que nas demais. O GART apresentou maior FC "durante a explicação do procedimento" e "no momento da escavação mais profunda" do que o GE+ART. No GART, foi observado maior concentração de AAS "antes do ART" do que "após o ART". Conclusões: Na amostra avaliada, a ansiedade odontológica no geral foi pequena e o ART foi bem aceito independente se precedido ou não pela estratégia em saúde bucal; entretanto certa antecipação ao tratamento foi observada em ambos os grupos, especialmente nas crianças que não foram submetidas à estratégia (AU)

Processo FAPESP: 14/20464-4 - Impacto do tratamento restaurador atraumático associado a estratégias educativas em saúde bucal na ansiedade odontológica de escolares
Beneficiário:Juana Rosmeri Salas Huamani
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado