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O corpo limiar e as encruzilhadas: a capoeira angola e os sambas de umbigada no processo de criação em dança brasileira contemporanea

Texto completo
Autor(es):
Renata de Lima Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Sara Lopes; Silvia Maria Geraldi; Rosangela Costa Araujo; Rogério Adolfo de Moura; John C Dawsey
Orientador: Sara Lopes; Inaicyra Falcão dos Santos
Resumo

Partindo da possibilidade e tendência de se pensar e de fazer a dança contemporânea a partir de um referencial técnico, formal e poético oriundo de matrizes próprias de manifestações do reservatório da cultura popular brasileira, o presente resultado de pesquisa tem por finalidade sistematizar o processo de investigação de procedimentos metodológicos para uma preparação corporal e processo de criação na linguagem da Dança Brasileira Contemporânea. A hipótese central deste trabalho é a de que, na capoeira angola e nos sambas de umbigada (batuque, jongo, tambor de crioula e samba de roda) que se resignificam na cidade de São Paulo na forma de performance com caráter de jogo e/ou ritual, existe um corpo limiar. O corpo limiar que transborda a cotidianidade, ocupa um lugar na encruzilhada, onde identificações corporais de matriz africana banto, elaboradas no processo histórico da formação cultural brasileira, são atualizadas e recriadas. Trata-se de um corpo munido de uma potência de expressividade e de símbolos que considero relevantes para serem abordados no âmbito da cena contemporânea, pois representam parte significativa da pluralidade que tece a cultura brasileira e a possibilidade da criação de novas encruzilhadas (AU)

Processo FAPESP: 06/54062-3 - A Capoeira Angola e os Sambas de Umbigada no processo de criacao em Danca Brasileira Contemporanea.
Beneficiário:Renata de Lima Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado