Busca avançada
Ano de início
Entree


A reforma da instrução pública de 1892: conflitos e disputas

Texto completo
Autor(es):
Lidiany Cristina de Oliveira Godoi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
José Luís Sanfelice; Carlos Roberto da Silva Monarcha; Azilde Lina Andreotti; Sérgio Eduardo Montes Castanho; André Luiz Paulilo
Orientador: José Luís Sanfelice
Resumo

A educação escolarizada assume certa centralidade nos debates políticos ocorridos no final do século XIX no Brasil, alcançando uma grande relevância social. Neste contexto se inscreve a primeira reforma da instrução pública paulista (1892). Projeto bastante auspicioso à época, expressou o desejo dos republicanos de estender a escolarização formal às massas populares, instituindo a obrigatoriedade do ensino primário. A profissionalização do corpo docente, a racionalização do tempo, a instituição do ensino graduado, simultâneo e do método intuitivo, os edifícios construídos para os primeiros grupos escolares e a aquisição de materiais didáticos inovadores foram considerados símbolos de modernização do ensino e de propaganda da jovem República. Esta tese tem como objetivo analisar a primeira reforma da instrução pública paulista a partir de uma revisão problematizadora e crítica da historiografia que se dedicou a compreendê-la. Esta historiografia concebe, em grande medida, o projeto reformador como resultado de um consenso entre o Estado e uma elite intelectual e política, no qual não se veem presentes os matizes e as visões de mundo que lhe conformaram. Concentra-se, portanto, nos debates travados em 1891, procurando compreender o seu significado naquele momento histórico, as concepções de educação incorporadas, bem como aquelas abandonadas, tendo em vista as disputas políticas do momento, especialmente as que ocorreram no Partido Republicano Paulista e que, por sua vez, influenciaram sobremaneira os rumos traçados para a reforma do ensino (AU)

Processo FAPESP: 11/50830-4 - A Primeira Reforma da Instrução Pública Paulista: consensos e disputas entre os diferentes sujeitos sociais (1892-1896)
Beneficiário:Lidiany Cristina de Oliveira Godoi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado