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Motivação, necessidades psicológicas básicas e estratégias de aprendizagem de estudantes do ensino fundamental de uma escola promotora de autonomia

Texto completo
Autor(es):
Lívia Petelincar De Sordi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Evely Boruchovitch; Lucila Diehl Tolaine Fini; Sueli Édi Rufini
Orientador: Evely Boruchovitch
Resumo

A motivação pode ser classificada de acordo com a sua regulação como um continuum, que pode ter elementos reguladores externos ou internos. A motivação autônoma requer a satisfação de três necessidades psicológicas básicas: autonomia, competência e pertencimento. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade da motivação, a satisfação das necessidades psicológicas básicas e as estratégias de aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola promotora da autonomia do aluno, bem como examinar as relações entre essas variáveis. A amostra foi composta por 159 estudantes do 2o ao 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de dois questionários com perguntas abertas e três escalas: Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental, Escala de Motivação de Estudantes do Ensino Fundamental e Escala de Satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas. Além disso, foram realizadas observações em sala de aula e análise dos roteiros de estudo utilizados pelos alunos, com relação às estratégias de aprendizagem que continham. Os resultados indicaram que os estudantes possuíam motivação predominantemente autônoma, utilizavam principalmente estratégias metacognitivas, e possuíam as três necessidades psicológicas básicas bem satisfeitas. As variáveis motivação autônoma, uso de estratégias de aprendizagem e satisfação das necessidades psicológicas correlacionaram-se positivamente. Além disso, os comportamentos dos estudantes observados em sala de aula foram condizentes com suas pontuações na escala de motivação. Com referência aos roteiros usados pelos alunos, observou-se que continham somente estratégias cognitivas em suas instruções, sendo a maioria delas de elaboração. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com o crescimento científico da área, bem como que possa fornecer subsídios para o desenvolvimento de novas propostas pedagógicas que gerem a satisfação das necessidades psicológicas básicas nos alunos, promovam a motivação autônoma e estudantes mais estratégicos e autorregulados (AU)

Processo FAPESP: 13/25017-3 - Motivação, necessidades psicológicas básicas e estratégias de aprendizagem de estudantes do ensino fundamental de uma escola promotora de autonomia
Beneficiário:Lívia Petelincar De Sordi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado