Busca avançada
Ano de início
Entree


Guerra, perigos e degradação econômica em Thomond, 1276-1318: abordagens baseadas em agentes para a guerra civil dos Uí Bhriain

Texto completo
Autor(es):
Vinicius Marino Carvalho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcelo Candido da Silva; Adrien Bayard; Sparky Booker; Igor Salomão Teixeira
Orientador: Marcelo Candido da Silva; Peter James Anthony Crooks
Resumo

Entre 1276 e 1318, magnatas ingleses tentaram, sem sucesso, estabelecer um senhorio no reino irlandês de Thomond, sudoeste da Irlanda, aproveitando-se de uma disputa dinástica envolvendo a então linhagem reinante, os Uí Bhriain. O conflito coincidiu com uma série de eventos extremos que afetaram a Europa Ocidental no final do século XIII e início do século XIV, como o início da Pequena Era do Gelo e a Grande Fome Europeia de 1315-1322. O objetivo dessa tese é avaliar até que ponto a degradação econômica na virada do século XIV contribuiu para o fracasso das tentativas inglesas de dominar politicamente Thomond. Baseando-me em análises de fontes escritas dos séculos XIII e XIV, material cartográfico da Primeira Modernidade e surveys e relatórios de escavação arqueológicos, desenvolvi um modelo baseado em agentes (ABM) chamado ThomondSim, que utilizei para realizar experimentos, medindo diferenças em variáveis econômicas e políticas no curso de diferentes cenários contrafactuais. Também desenvolvi um serious game de tabuleiro, Os Triunfos de Tarlac, que utilizei para validar o modelo histórico de ThomondSim e investigar processos não sistemáticos e/ou específicos que escapavam ao panorama amplo oferecido pelo ABM. Uma análise quantitativa dos resultados dos experimentos, interpretada à luz de observações provenientes das sessões de teste de Os Triunfos de Tarlac, encontrou alguma correlação entre a degradação econômica do período e o sucesso das facções beligerantes das guerras de 1276-1318, embora não expressiva o suficiente para ter sido um fator crucial no desenlace do conflito. (AU)

Processo FAPESP: 17/14023-3 - Chefes gaélicos, magnatas ingleses e a coroa: um modelo baseado em agentes para o estudo do senhorio da Irlanda (séc. XIII)
Beneficiário:Vinicius Marino Carvalho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado