Busca avançada
Ano de início
Entree


Swing dos trópicos: arranjos transnacionais na música popular

Texto completo
Autor(es):
Rafael do Nascimento Cesar
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Heloísa André Pontes; Maria Alice Rezende de Carvalho; Fernanda Arêas Peixoto; Dmitri Cerboncini Fernandes
Orientador: Luís Felipe Bueno Sobral; Heloísa André Pontes
Resumo

Nesta tese, investigo a relação entre a música popular brasileira e o jazz estadunidense elegendo como objeto principal os discursos sobre raça, nacionalidade e cultura em circulação no Brasil e nos Estados Unidos entre as décadas de 1920 e 1960. Percorrendo as narrativas responsáveis por erigir nos dois países tradições musicais consideradas "autênticas", considero não apenas o compartilhamento de práticas e saberes relacionados a seus universos culturais, mas as maneiras pelas quais os intelectuais encarregados de tais tradições as puseram em relação, ora aproximando-as, ora afastando-as uma da outra. A compreensão da produção social da categoria "música popular", aqui e nos Estados Unidos, é feita a partir de uma perspectiva transnacional, atenta aos princípios hierárquicos e aos regimes de historicidade que dão concretude a essas tradições musicais. Sem descurar do conjunto mais amplo das assimetrias de poder, decorrentes das posições de raça, gênero, classe, geração e nacionalidade dos músicos e dos críticos envolvidas na construção dessas tradições musicais, a tese procura ampliar o escopo de análise da música popular investindo em objetos e dimensões analíticas pouco exploradas: performatividades de gênero e raça, fotografias de artistas, domesticidade, consumo de bebidas alcoólicas e a constituição de arquivos de história oral da música popular tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos (AU)

Processo FAPESP: 16/02062-1 - O swing dos trópicos: a presença do jazz na formação da música popular brasileira (1919-1959)
Beneficiário:Rafael Do Nascimento Cesar
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado