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Tramas do apagamento: notas sobre a formação e a atuação profissional de musicistas no Rio de Janeiro oitocentista

Texto completo
Autor(es):
Patricia Amorim de Paula
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Alexandro Henrique Paixão; Maria Beatriz Cyrino Moreira; André Luiz Paulilo; José Roberto Zan; Ana Lúcia de Freitas Teixeira
Orientador: Alexandro Henrique Paixão
Resumo

Este trabalho propõe uma investigação histórico-sociológico da participação musical feminina na cidade do Rio de Janeiro no século XIX. Ao todo, encontramos 314 musicistas atuando profissionalmente como professoras de piano e de canto, como intérpretes e como compositoras. Registramos 637 composições delas, das quais tivemos acesso a 273 partituras. É preciso rever a história dessas musicistas brasileiras, porque elas existiram, mas não foram reconhecidas. Nesse sentido, as perguntas que buscamos responder foram: sob quais condições elas estabeleceram suas carreiras? A que tipo de produção elas se dedicaram? E por que sabemos tão pouco sobre elas? A imprensa do Rio de Janeiro oitocentista foi o nosso principal locus de pesquisa, a ele aplicamos o método das palavras-chave, inspirado nas análises de Raymond Williams, e a partir desse método, reunimos informações biográficas sobre as referidas musicistas. Discutimos com mais profundidade as trajetórias de três compositoras: Amélia de Mesquita (1866-1954), Luiza Leonardo (1859-1934) e Viúva Guerreiro (1858-1936), porém, ao longo do trabalho, outras tramas biográficas são expostas a fim de compor a análise. Compreendemos que esse grupo de artistas mulheres configura uma mostra, dentro da perspectiva de que revelam um modo de vida comum dentro do campo profissional da música. Em suma, o esforço premente foi o de compreender as razões que envolveram o apagamento dessas musicistas e recolocá-las na história (AU)

Processo FAPESP: 17/21699-3 - A formação de músicos e musicistas no século XIX: um estudo sobre a presença feminina no cenário musical brasileiro
Beneficiário:Patricia Amorim de Paula
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado