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Bem-estar subjetivo dos estudantes universitários: uma análise do caso USP

Texto completo
Autor(es):
Bruna Lanzoni Muñoz
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Alessandro de Oliveira dos Santos; Adriana Marcondes Machado; Lia Vainer Schucman
Orientador: Alessandro de Oliveira dos Santos
Resumo

O presente trabalho faz parte de um estudo maior que tem como objetivo descrever e analisar os Limites e possibilidades para o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior, e que tem como objeto a investigação do bem-estar subjetivo (BES) de estudantes negros e não negros, descrevendo e analisando aspectos como satisfação com a vida e afetos positivos e negativos. Não existiam, até o momento, estudos de BES em contexto brasileiro que incluíam a categoria raça em suas análises. Trata-se de uma investigação de caráter exploratório com base na coleta e análise de dados sobre o BES de estudantes negros e não negros da USP, de modo a aprofundar e complementar as análises e resultados do estudo maior. Os dados foram comparados e analisados conforme sexo-gênero, raça-etnia e renda dos alunos, a fim de produzir um diagnóstico sobre possíveis diferenças entre as vivências universitárias dos estudantes conforme tais marcadores sociais. Verificou-se que a adoção das políticas de fomento ao acesso no Ensino Superior mudou a composição étnico-racial discente na Universidade, mas não o modo dessa instituição operar, onde os mecanismos de exclusão apenas se tornaram mais sutis, embora não menos perversos. Este estudo está em consonância com o compromisso em alcançar maior justiça e equidade social, contribuindo para a formação de pesquisadores e psicólogos constantemente interpelados pela construção de uma sociedade livre das desigualdades e discriminações, do racismo e de seus efeitos psicossociais. As mudanças devem acontecer a partir de diversas frentes, entre elas a própria Universidade, já que, ao fornecer dados que permitam um diagnóstico dos níveis de Bem-Estar Subjetivo bem como das vivências dos estudantes aqui investigadas, podemos contribuir para que se adotem medidas que efetivem, de fato, o direito à universidade e ao bem viver. (AU)

Processo FAPESP: 20/02299-7 - Bem estar subjetivo de estudantes universitários brancos e amarelos
Beneficiário:Bruna Lanzoni Munoz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado