Busca avançada
Ano de início
Entree


A análise interdisciplinar comparativa entre os camarões Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) e Macrobrachium pantanalense Dos Santos, Hayd & Anger, 2013 suporta a diferenciação interespecífica?

Texto completo
Autor(es):
Caio dos Santos Nogueira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Botucatu. 2023-05-18.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu
Data de defesa:
Orientador: Rogerio Caetano da Costa; João Alberto Farinelli Pantaleão
Resumo

Macrobrachium amazonicum e M. pantanalense são duas espécies de camarões dulcícolas proximamente relacionadas que ocorrem no Brasil. Macrobrachium pantanalense é uma espécie endêmica das regiões pantaneiras, e constituía um clado presente dentro do complexo de M. amazonicum. A descrição dessa linhagem como espécie gerou controvérsias quanto a sua validade, principalmente pela alta semelhança morfológica com M. amazonicum e por conta do baixo distanciamento genético entre as espécies. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo avaliar se ferramentas comumente utilizadas na taxonomia integrativa suportam a existência de M. pantanalense. Foram utilizadas quatro ferramentas; experimentos de hibridização, morfometria geométrica, descrição da anatomia do sistema reprodutor masculino (SRM) e ultraestrutura do espermatozoide, e morfologia e morfometria larval. Em todas essas abordagens integrativas foram observadas diferenças interespecíficas. Nos experimentos de hibridização, foi constatado um isolamento reprodutivo entre esses organismos, portanto, essas espécies não copulam naturalmente. A morfometria geométrica evidenciou diferenças no formato em cinco estruturas taxonomicamente relevantes. Não houve diferença na morfologia do SRM, entretanto, ocorreram variações histoquímicas nas secreções que compõem o espermatóforo. O formato do espermatozoide apresentou variações entre as duas espécies. As larvas apresentaram variações heterocrônicas e morfométricas ao longo do seu desenvolvimento. Desse modo, essas análises integrativas demonstram que ocorrem variações entre traços biológicos de M. amazonicum e M. pantanalense, sustentando a separação de ambas as linhagens. Evidentemente, algumas dessas diferenças são sutis, o que pode estar correlacionado ao fato de que o processo de especiação entre esses grupos seja recente. (AU)

Processo FAPESP: 19/00661-3 - A análise interdisciplinar comparativa entre os camarões Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) e Macrobrachium pantanalense (dos Santos, Hayd & Anger, 2013) suportam a diferenciação interespecífica?
Beneficiário:Caio dos Santos Nogueira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado