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De sopros e tubos: instrumentos de vento nas terras baixas da América do Sul

Texto completo
Autor(es):
Gabriel Garcêz Bertolin
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Renato Sztutman; Antonio Roberto Guerreiro Junior; Pedro Augusto Lolli; Karen Gomes Shiratori
Orientador: Renato Sztutman
Resumo

Entre as distintas classes organológicas, existe, entre os povos indígenas das terras baixas sul-americanas, um predomínio dos aerofones, instrumentos musicais cujo som é resultado do ato de fazer vibrar o ar, principalmente a partir do sopro. Essa tese parte da posição central ocupada por estes instrumentos de vento para pensar, sobretudo, as transformações reveladas a partir de seu sopro em grandes festas coletivas. Os efeitos transformativos de trompetes, flautas e clarinetas sopradas entre diferentes povos são muito diversos, entre eles é possível notar a fabricação do corpo de jovens iniciados, a produção de coletivos, a diluição das fronteiras entre humanos, animais e espíritos e a ativação de qualidades específicas das relações de gênero, principalmente, neste último caso, quando se está diante diante de instrumentos de vento proibidos à visão feminina. A partir de uma análise comparativa baseada em diferentes descrições etnográficas sobre os aerofones busca-se compreender três aspectos que envolvem estes instrumentos tubulares: sua qualidade material, com atenção especial para a sua duração no tempo, seu som, tanto em termos acústico como também comunicativos, e as relações de gênero ativadas a partir de seu sopro. (AU)

Processo FAPESP: 17/05013-4 - De sopros e tubos: instrumentos de vento nas terras baixas da América do Sul
Beneficiário:Gabriel Garcêz Bertolin
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado