Busca avançada
Ano de início
Entree


Entre plantas e pessoas: análises de microvestígios botânicos de contextos funerários do sambaqui Monte Castelo, Médio Guaporé, RO.

Texto completo
Autor(es):
Joseane Pereira da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jennifer Georgina Watling; Célia Helena Cezar Boyadjian; Anne Rapp Py Daniel
Orientador: Jennifer Georgina Watling; Veronica Wesolowski de Aguiar e Santos
Resumo

Este trabalho analisa microvestígios arqueobotânicos provenientes de sepultamentos do sambaqui fluvial Monte Castelo, que se encontra na região do Pantanal do Guaporé, sudoeste amazônico. Investigamos o uso de plantas através de fitólitos e grãos de amido, extraídos de peças cerâmicas, sedimentos de solo e cálculo dentário de três sepultamentos da fase Bacabal (4300 a 700 cal. AP). O sítio Monte Castelo foi ocupado entre 6000 e 650 cal. AP (Furquim et al. 2021), e Bacabal se manifesta em suas camadas superiores como o último dos três períodos de ocupação reconhecidos, possuindo grande quantidade de vestígios botânicos, faunísticos e cerâmicos (Zimpel e Pugliese 2016). O objetivo geral da pesquisa é oferecer um panorama das relações estabelecidas entre essas populações e as plantas. Como objetivos específicos, procuramos compreender hábitos alimentares e práticas de enterramento exercidas. Os métodos de extração dos microvestígios estão presentes em Coil e colaboradores (2003), Pearsall (2015), e Wesolowski (2007), e a identificação taxonômica utilizou obras como Pagán-Jiménez (2015) e Piperno (2006). Interpretamos os resultados obtidos no contexto das práticas culturais exercidas entre povos indígenas da Amazônia. (AU)

Processo FAPESP: 21/00705-0 - Entre plantas e pessoas: análises de microvestígios botânicos de contextos funerários do sambaqui Monte Castelo, Médio Guaporé/RO
Beneficiário:Joseane Pereira da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado