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Práticas parentais e comportamento de crianças: efeitos de um programa de parentalidade presencial e remoto e dos indicadores de depressão, experiências de adversidades na infância e temperamento materno

Texto completo
Autor(es):
Camila Regina Lotto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Beatriz Martins Linhares; Luciana Carla dos Santos Elias; Luísa Fernanda Habigzang; Sonia Regina Loureiro
Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares; Elisa Rachel Pisani Altafim
Resumo

A presente tese reúne três estudos. Estudo 1: examinou os efeitos do Programa ACT-Para Educar Crianças em Ambientes Seguros nas práticas parentais maternas, no senso de competência e nos comportamentos das crianças, comparando as formas de aplicação presencial e remota. A amostra incluiu 89 mães e seus/suas filhos/filhas de 1 a 6 anos (51 no grupo presencial e 38, grupo remoto). Aplicou-se o ACT durante 8 sessões em grupo e as avaliações pré- e pós-intervenção com os Questionários ACT e Parenting and Family Adjustment Scale (PAFAS), para avaliar as práticas parentais, Parenting Sense of Competence Scale (PSOC), para avaliar o senso de competência parental e o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) para avaliar o comportamento das crianças. Realizou-se a ANOVA para examinar os efeitos do ACT nos dois formatos, presencial e remoto. Os dados foram processados pelo Statistical Package for Social Sciences (SPSS, versão 23.0; p ≤ 0,05). Verificou-se que, independentemente do formato, o ACT apresentou efeitos positivos em melhorar a regulação emocional/comportamental e comunicação, relacionamento entre mães-filhos e senso de competência parental das mães, assim como reduzir as práticas coercitivas. Adicionalmente, as mães de ambos os grupos perceberam a diminuição dos problemas de comportamento das crianças. Estudo 2: examinou os efeitos do ACT nas práticas parentais maternas e nos problemas de comportamento de crianças, em grupos diferenciados pela presença de sintomas de depressão e de histórico de adversidades na infância materna. A amostra e a coleta de dados foram as mesmas do Estudo 1, com mais dois questionários respondidos na pós-intervenção, o Adverse Childhood Experience Questionnaire (ACE), para avaliar as experiências adversas na infância e o The Patient Health Questionnaire (PHQ-9), para avaliar os indicadores de depressão. Realizou-se a ANOVA (p ≤ 0,05). Independentemente dos indicadores de depressão e das experiências adversas na infância materna, o ACT apresentou efeitos em melhorar a regulação emocional/comportamental, o relacionamento entre mães-filhos e o senso de competência parental das mães, assim como reduzir as práticas coercitivas. Adicionalmente, as mães perceberam a diminuição dos problemas de comportamento das crianças. Estudo 3: examinou a associação entre as práticas parentais, associadas ao temperamento materno, e os problemas de comportamento de crianças. Utilizou-se uma subamostra do Estudo 1, com 50 mães e as crianças de 2 a 6 anos. Realizou-se a aplicação do ACT e PAFAS, para avaliar as práticas parentais, Adult Temperament Questionnaire (ATQ), para avaliar o temperamento materno, e SDQ, para avaliar o comportamento das crianças. Realizou-se análises de regressão linear múltipla (p ≤ 0,05). Os resultados mostraram que práticas parentais maternas com menos disciplina positiva e encorajamento, associadas ao temperamento materno com menos controle com esforço, predisse os problemas de comportamento das crianças. Em conclusão, o ACT foi efetivo em ambas as formas, presencial e remota, em amostras de mães com indicadores de depressão e histórico de adversidades na infância. Além disso, verificou-se a importância de avaliar o temperamento materno em associação às práticas parentais para melhor compreensão dos problemas de comportamento das crianças. Esses achados contribuem para a área de programas de parentalidade. (AU)

Processo FAPESP: 20/01536-5 - Práticas parentais e comportamento de crianças: efeito do histórico de adversidades na infância materna moderado pelo temperamento e senso de competência parental
Beneficiário:Camila Regina Lotto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto