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Experiências educacionais e de vida de alunas da Educação de Jovens e Adultos na cidade de Campinas (SP)

Texto completo
Autor(es):
Bárbara Fernanda Estevanato
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Helena Altmann; Cinthia Torres Toledo; Maria Clara Di Pierro
Orientador: Helena Altmann
Resumo

A presente dissertação tem como objetivo compreender o movimento de saída escolar de mulheres e seu retorno como alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na região noroeste da cidade de Campinas (SP). Para isso, fizemos uma pesquisa de cunho qualitativo por meio de imersão etnográfica em uma escola experimental de EJA na região noroeste de Campinas, sendo entrevistadas 15 alunas que estudaram nesse projeto durante o ano de 2022. Para esta dissertação, foram tomados como principais referenciais teóricos os estudos de educação de Paulo Freire, as definições de gênero dadas por Joan Scott e Judith Butler e as produções de Patricia Hill Collins e Sirma Bilge acerca da interseccionalidade; mas também referências nacionais a respeito desta temática. Ademais, baseamos este trabalho na natureza discursiva da experiência e na política da sua construção dentro do espaço escolar conforme, principalmente, bell hooks, Joan Scott, Jorge Larrosa Bondía. A partir dos relatos, compreendemos que diversos fatores foram impeditivos para a continuidade do processo de escolarização dessas mulheres. Entre eles, enumeramos: a necessidade de trabalhar, a proibição por parte dos pais, a dificuldade de acesso à escola, a falta de recursos para permanecer na escola, as dificuldades de aprendizagem e a perda de interesse na instituição escolar. Além disso, casamentos marcados por violência e restrições, não divisão das responsabilidades domésticas, como o cuidado com a casa e com os filhos, aparecerem nas experiências de vida dessas alunas como razões que dificultaram o retorno à escola. No entanto, quando essas mulheres conseguem, por meio de suas estratégias de luta, acessar a escola mediante a EJA, observamos que esse espaço se torna um ambiente de acolhimento e de possibilidade de acesso a direitos anteriormente negados a essas pessoa (AU)

Processo FAPESP: 21/08064-4 - Um estudo das relações sociais e experiências de vida de mulheres da EJA na cidade de Campinas -SP
Beneficiário:Bárbara Fernanda Estevanato
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado