Busca avançada
Ano de início
Entree


O diálogo de Heidegger com a tradição estética

Texto completo
Autor(es):
Vaner Muniz Ferreira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marco Aurélio Werle; Irene Filomena Borges Duarte; Fernando Costa Mattos
Orientador: Marco Aurélio Werle
Resumo

Esta dissertação tem como objetivo analisar a confrontação de Heidegger com a estética, desde suas primeiras considerações sobre a obra de arte em 1936 até seus trabalhos tardios. A confrontação com a estética é contextualizada na interpretação heideggeriana da metafísica como história do esquecimento do ser e na preparação do que chama de um \"outro início\". Como um desdobramento e uma representante insigne da metafísica, toma-se a estética na integralidade do seu desenvolvimento histórico-filosófico, incorporando tanto sua fundamentação na Modernidade quanto suas raízes nos conceitos de Platão e Aristóteles. Remontando às preleções, conferências e escritos das décadas de 1930 e 1940, expõe-se o diálogo tácito de Heidegger com a estética no ensaio \"A origem da obra de arte\". Apresenta-se, por fim, a interpretação da estética no pensamento tardio de Heidegger sobre a arte, que passa a envolver as questões da técnica e do espaço. A peculiaridade do pensar de Heidegger sobre a arte, que não implica nem uma estética, nem uma filosofia da arte, é demonstrada por meio desse diálogo, ora implícito, ora explícito, com as concepções filosóficas tradicionais de arte (AU)

Processo FAPESP: 22/01036-8 - A estética em A origem da obra de arte, de Martin Heidegger
Beneficiário:Vaner Muniz Ferreira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado