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A teoria fraseológico-musical de H.C. Koch (1749-1816)

Texto completo
Autor(es):
Cassiano de Almeida Barros
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Helena Jank; Mônica Isabel Lucas; Adma Fadul Muhana; Paulo Mugayar Kuhl; Eduardo Augusto Ostergren
Orientador: Helena Jank
Resumo

Este trabalho propõe a abordagem hermenêutica da teoria fraseológica de Heinrich Christoph Koch (1749-1816), considerada, desde o século XVIII, a mais clara e completa sistematização fraseológica de sua época. O objetivo é compreender historicamente como se manifesta a relação entre a gramática musical, a retórica e a estética nessa teoria, investigando as técnicas de invenção, concatenação e desenvolvimento do pensamento musical elaboradas para a persuasão, além da natureza das próprias unidades de pensamento musical, como a frase, o período, estrutura e forma. A fim de reconstituir o horizonte de sentido dessa teoria e compreender a relação entre suas partes constituintes, são examinados os tratados, ensaios e artigos de Koch e os estudos atuais relacionados. O estudo do pensamento musical setecentista e de seus mecanismos criativos conduz a uma compreensão particular do repertório neles fundamentado, na medida em que recupera parâmetros próprios dessa produção musical para os quais nossa percepção não é sensível. Isso se torna evidente na última parte do trabalho, na qual a teoria fraseológica de Koch é aplicada na análise do primeiro movimento do quarteto de cordas em sol maior, KV 387 de W. A. Mozart, obra recomendada por Koch como modelar de seu gênero (AU)

Processo FAPESP: 08/00914-4 - As relações entre a gramática musical, a retórica e a estética, no março da teoria fraseológico-musical de H. C. Koch (1749-1816)
Beneficiário:Cassiano de Almeida Barros
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado