Busca avançada
Ano de início
Entree


Educação e diversidade etnico-cultural: a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP

Texto completo
Autor(es):
Marciele Nazaré Coelho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Neusa Maria Mendes de Gusmão; Olga Rodrigues de Moraes Von Simson; Dagoberto José Fonseca; Elisa Angotti Kossovitch; Dirce Djanira Pacheco e Zan
Orientador: Neusa Maria Mendes de Gusmão
Resumo

O presente trabalho é resultado da pesquisa acerca da inserção de crianças negras brasileiras e angolanas no espaço escolar, de modo específico, nas quatro primeiras séries do ensino fundamental de uma escola pública do município de Hortolândia, interior de São Paulo. A pesquisa teve por objetivo compreender e interpretar o modo como tais crianças se percebem e são percebidas pelas demais crianças; o modo como vivenciam na prática escolar as possíveis situações de preconceitos e estereótipos; o modo como estabelecem laços de amizades e como se relacionam com os colegas. Busca ainda compreender o modo como os professores das salas de aulas pesquisadas lidam com a diversidade sociocultural ali presente e como se expressam os preconceitos e discriminações relativas à origem, raça e cor, que envolvem a criança negra angolana ou não. Tais fatos são analisados a partir de atividades do livro didático, das discussões decorrentes deste e de um projeto específico desenvolvido extra-classe. O presente trabalho aborda ainda a história do negro brasileiro e a realidade de imigração angolana no município de Hortolândia como contextos fundamentais na compreensão do universo aqui considerado e sua problemática no campo da educação escolar (AU)

Processo FAPESP: 03/04562-1 - Afro-descendentes brasileiros e descendentes de imigrantes luso-africanos nas escolas de campinas e hortolandia.
Beneficiário:Marciele Nazaré Coelho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado