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O pensamento industrial cinematografico brasileiro

Texto completo
Autor(es):
Arthur Autran Franco de Sá Neto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campins, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
José Mario Ortiz Ramos; Fernão Pessoa Ramos; Marcius Freire; Jesn Claude Georges Rene Bernardet; Ismail Norberto Xavier
Orientador: José Mario Ortiz Ramos
Resumo

Esta tese versa sobre o pensamento industrial cinematográfico brasileiro no período que vai de 1924 a 1990. Partindo da constatação da centralidade para o meio cinematográfico das discussões em tomo da formação de uma indústria de cinema no Brasil e de que esta nunca chegou a se configurar plenamente, investigam-se quais as propostas para sua constituição, analisando desde as promessas aí contidas até suas limitações e contradições. Para realizar tal pesquisa foram utilizados livros, artigos, entrevistas, memórias e os próprios filmes nos quais diretores, críticos, produtores e políticos expõem suas idéias sobre como formar a indústria cinematográfica e quais devem ser os seus objetivos econômicos e culturais. Também foram realizadas comparações com o rádio e a televisão, a fim de se delinear diferenças presentes no ideário das três áreas passíveis de explicar, ainda que parcialmente, os motivos pelos quais o cinema não se desenvolveu economicamente tanto quanto aquelas indústrias culturais (AU)

Processo FAPESP: 01/02139-9 - O pensamento industrial cinematográfico brasileiro
Beneficiário:Arthur Autran Franco de Sá Neto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado