Busca avançada
Ano de início
Entree


Determinação do limiar de detecção absoluto e avaliação dos niveis residuais de acetaldeido em aguas minerais acondicionadas em garrafas de polietileno tereftalato (PET)

Texto completo
Autor(es):
Gisele Mara Bertolazzo Duarte
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos
Data de defesa:
Membros da banca:
Carlos Alberto Rodrigues Anjos; Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva; José de Assis Fonseca Faria
Orientador: Carlos Alberto Rodrigues Anjos
Resumo

O consumo de águas minerais no Brasil vem aumentando significativamente nos últimos anos. Os consumidores estão se tornando mais exigentes em relação aos hábitos de compra, qualidade, praticidade e conveniência. Dentro deste cenário e devido a uma série de vantagens técnicas e comerciais, as embalagens tradicionais de vidro, polietileno de alta densidade (PEAD) e policloreto de vinila (PVC) para águas minerais vem sendo substituídas pelas embalagens de polietileno tereftalato (PET). A resina de PET é susceptível à termodegradação durante o processo de injeção de pré-formas, ocorrendo a formação de acetaldeído que pode alterar o aroma e sabor de águas minerais e diversos outros produtos acondicionados em embalagens de PET, dependendo dos níveis existentes deste composto. Todos os setores envolvidos na fabricação de garrafas de PET, tais como fabricantes de resinas, pré-formas, garrafas e de equipamentos, vem trabalhando em conjunto com o objetivo de minimizar a formação de acetaldeído durante o processo de fabricação. Muitas dessas empresas possuem dados relativos aos seus processos, porém não são divulgados ao público. Por outro lado, as empresas envasadoras de águas minerais preocupam-se e desconhecem os níveis residuais de acetaldeído capazes de promover alteração de sabor e aroma, em seus produtos, comprometendo a qualidade após o envase. O presente trabalho teve como objetivos principais determinar o limiar de detecção ou threshold absoluto de acetaldeído em águas minerais, ou seja, determinar a concentração mínima de acetaldeído que promove diferença sensorial significativa, medir os níveis residuais de acetaldeído, através de cromatografia a gás em diferentes águas de fontes brasileiras acondicionadas em PET e verificar se as mesmas apresentam diferença sensorial significativa quando comparadas com as respectivas águas envasadas em garrafas de vidro (AU)

Processo FAPESP: 98/00663-8 - Determinação do threshold de diferença e avaliação dos níveis residuais de acetaldeído em águas minerais e mineralizadas envasadas em polietileno tereftalato (PET)
Beneficiário:Gisele Mara Bertolazzo Duarte
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado