A liminaridade na profissão do ator: a experiência do LUME-Unicamp
O ator e o performer: materializadores de espaços-entre estética - cultura - limin...
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Autor(es): |
Luiz Fernando Nothlich de Andrade
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Tese de Doutorado |
Imprenta: | Campinas, SP. |
Instituição: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes |
Data de defesa: | 2010-02-24 |
Membros da banca: |
Suzi Frankl Sperber;
Renato Ferracini;
Tatiana Motta Lima;
Cassiano Sydow Quilici;
Fernando Antonio Mencarelli
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Orientador: | Suzi Frankl Sperber |
Resumo | |
"Utilizando e desenvolvendo o conceito de "liminaridade" e"communitas" de Victor Turner, estuda-se o processo pelo qual um ator se afasta da sua personalidade social cotidiana e descobre, nele mesmo, novas perspectivas e qualidades de ser e estar até então desconhecidas ou esquecidas, que o capacitam ao processo criativo. Procura na filosofia e na religião (oriental e ocidental) e em algumas tradições esotéricas (em Gurdjieff e na Yoga, por exemplo) registros que possivelmente sejam precursores deste processo que, não sendo propriamente do teatro, chegou ao teatro em alguns momentos da sua história. Investiga-se sobre a existência e a importância desse processo dentro da pesquisa artística desenvolvida pelo LUME - Unicamp, a qual foi vivenciada na prática e na teoria. Luís Otávio Burnier - fundador do LUME - em sua tese, por exemplo, fala em acordar a 'pessoa' do ator e dinamizar suas 'energias potenciais' mais profundas utilizando o 'treinamento energético'. Procurando estudar o processo psicofísico que está por detrás dotrabalho com a exaustão física promovido por este 'treinamento energético' investiga-se a razão pela qual ele poderia ser chamado de uma espécie de técnica psicofísica vertical. Estudando os contextos e experiências através dos quais essa técnica foi transmitida aBurnier, investiga-se também como este interesse por técnicas verticais, que promovem a dimensão criativa do ator, esteve presente em diversas pesquisas cênicas do século XX. Nesse sentido, também é feito um breve estudo das trajetórias de Stanislavski, Grotowski e Peter Brook que, a seus modos, aproximaram a arte teatral de um trabalho sistemático de busca por uma qualidade humana no momento da realização do evento artístico (AU) | |
Processo FAPESP: | 06/52537-4 - A liminaridade na profissão do ator: a experiência do LUME-Unicamp |
Beneficiário: | Luiz Fernando Nothlich de Andrade |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado Direto |