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A interpretação de piadas por afasicos: aspectos linguisticos e socio-cognitivos

Texto completo
Autor(es):
Camila Polon Donzeli
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Edwiges Maria Morato; Ingedore Grunfeld Villaça Koch; Vanda Maria da Silva Elias
Orientador: Edwiges Maria Morato
Resumo

Este estudo explora precisamente aspectos lingüístico-pragmáticos da manipulação enunciativa de piadas, assinalando sua importância para os estudos neurolingüísticos, em especial aqueles que se encontram ancorados numa perspectiva interacionista ou sócio-cognitiva dessa relação. O que se propõe no presente estudo é aprofundar a consideração de que o problema da afasia não pode ser reduzido a uma questão lingüística (stricto sensu), nem a de que o componente ¿meta¿, importante para as ações reflexivas dos sujeitos, reduz-se à ordem cognitiva; por isso, a competência relativamente à linguagem (à qual se vinculam processos meta de várias ordens: lingüística, enunciativa, pragmática, discursiva) não estaria necessariamente destruída nas afasias. Neste trabalho foram analisados dados lingüísticos de 5 sujeitos não-afásicos (grupo controle) e 5 sujeitos afásicos que freqüentam o Centro de Convivência de Afásicos (CCA), que é situado no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Através de entrevistas individuais, foi solicitado aos sujeitos que, após ouvir as piadas, explicassem ou comentassem seus efeitos de humor. Para a coleta de dados, elaborou-se um Protocolo de Estudos de Piadas com base na relevância de determinado nível lingüístico. Contudo, cumpre ressaltar que uma concepção enunciativa de língua pressupõe a mobilização de processos pragmáticos, contextuais, discursivos. Nesse sentido, ainda que determinados mecanismos léxico-sintático-semânticos fiquem em evidência, todo enunciado chistoso é da natureza dos fenômenos pragmáticos, intersubjetivos, sócio-culturais. A partir da aplicação do Protocolo, observou-se a presença de processos meta relativamente à linguagem (lingüísticos, enunciativos, pragmáticos, discursivos), pois os sujeitos, na interpretação e manipulação das piadas, questionaram e reformularam o texto original, ou seja, produziram comentários, reformulações, recontagens, inserções (pedido de esclarecimentos ou exemplificações), paráfrases; além de terem reconhecido pré-construídos, pressupostos e/ou implícitos culturais envolvidos nas piadas, realizaram ajustes enunciativos sobre os sentidos veiculados, leis conversacionais e regras de etiqueta. Relevante, também, para análise dos dados foi observar diferentes aspectos do ponto de vista da construção e mesmo da explicitação do sentido: a interpretação; a explicação; os marcadores conversacionais; a presença de processos semiológicos co-ocorrentes, como o contexto, o gesto, a melodia etc.; e o riso. Tendo em vista os dados obtidos na pesquisa, ressalta-se que as piadas se constituem, bem como outros fenômenos de ordem meta-enunciativa, em um interessante expediente para a análise da competência pragmático-textual dos sujeitos para produzir e interpretar linguagem. Observou-se essa competência através de manobras lingüísticas e sócio-cognitivas realizadas pelos sujeitos na busca ou na mobilização lingüístico-cognitiva da significação, do conhecimento enciclopédico, da memória cultural e discursiva, de um savoir-faire específico. Com isso, entende-se essa competência como uma espécie de conhecimento sócio-cognitivo dos objetos e estados de coisa no mundo que se constitui e se revela enunciativamente no decorrer das ações dos sujeitos (AU)

Processo FAPESP: 05/53218-7 - Metalinguagem e afasia: estudo dos processos meta implicados na manipulacao enunciativa de piadas por afasicos.
Beneficiário:Camila Polon Donzeli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado