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Composição pelo som: trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica

Texto completo
Autor(es):
Alexandre Remuzzi Ficagna
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Denise Hortencia Lopes Garcia; Silvio Ferraz de Mello Filho; Didier Jean Georges Guigue
Orientador: Denise Hortencia Lopes Garcia
Resumo

O que será tratado nesta pesquisa é a busca de uma estratégia composicional para a música instrumental que conceba o material orientado às suas qualidades sonoras, ou seja, o princípio diretivo composicional é o estudo do material em seus aspectos e variações tímbricos, espectrais, morfológicos, dentre outros, princípio este que orientou o processo compositivo. Para o enriquecimento deste modelo, elaborou-se uma metodologia analítica baseada no ferramental advindo da música eletroacúsica com o intuito de priorizar modelos qualitativos (compreendendo esta como um importante paradigma na atenção ao som), em especial a tipomorfologia de Schaeffer (1966) e a morfologia espectral de Smalley (1997). O trabalho analítico, contudo, não pretendeu excluir as especificidades do suporte instrumental, agregando outras ferramentas de análise quando necessário, mas priorizando aspectos inerentes ao repertório selecionado, cujo trabalho no plano da sonoridade é flagrante, apesar de historicamente pouco explorado nas análises musicais: as obras estudadas são Hyperprism, de Edgard Varèse; e .Lento e Deserto., movimento II do Concerto para Piano, de György Ligeti. As análises, a aquisição de ferramentas teóricas necessárias e as reflexões decorrentes do processo serviram de base para a composição de obras cuja elaboração, visando autonomia poética, auxiliaram no aperfeiçoamento de uma metodologia que, ao valorizar os aspectos de elaboração no plano sonoro, respeitasse as características de cada obra e contribuísse na elaboração da estratégia composicional motivadora deste trabalho. (AU)

Processo FAPESP: 05/58286-0 - Composição pelo som: trabalho composicional e analítico de repertório instrumental por métodos de análise da música eletroacústica
Beneficiário:Alexandre Remuzzi Ficagna
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado