Busca avançada
Ano de início
Entree


O poder do local: sertões nordestinos no cinema brasileiro contemporâneo

Texto completo
Autor(es):
Diogo Cavalcanti Velasco
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Nuno César Pereira de Abreu; Wencesláo Machado de Oliveira Junior; Maria Luiza Martins de Mendonça
Orientador: Nuno César Pereira de Abreu
Resumo

O Sertão Nordestino sempre permeou o imaginário do homem brasileiro por meio dos discursos que a história produziu. Vários campos discursivos, como a política, a economia, as ciências sociais e as artes, sedimentaram um universo simbólico acerca desse espaço. Logo, o cinema também contribuiu nessa simbolização, principalmente nos ciclos do Nordestern e do Cinema Novo. Agora, nos anos 2000, ele volta a ter novas correntes de representação cinematográfica. Uma delas se encontra no grupo de produtores do Nordeste, que faz asserções sobre os seus Sertões e os ressignifica de acordo com um mundo contemporâneo globalizado, característico de sua época. A presente pesquisa busca, por meio da metodologia analítica de Pierre Sorlin, mostrar como isso acontece num grupo de quatro filmes: Cinema, Aspirinas e Urubus (Marcelo Gomes, 2005), Árido Movie (Lírio Ferreira, 2006), Céu de Suely (Karim Ainouz, 2006) e Deserto Feliz (Paulo Caldas, 2007) (AU)

Processo FAPESP: 08/52172-1 - O poder do local: sertão e nação no cinema brasileiro contemporâneo
Beneficiário:Diogo Cavalcanti Velasco
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado