A diferenca entre socratismo e cristianismo na filosofia de kierkegaard.
A diferenca entre socratismo e cristianismo na filosofia de kierkegaard.
A questão da liberdade na obra de Hegel: O Espírito do Cristianismo e seu Destino.
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Autor(es): |
Marcio Gimenes de Paula
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Dissertação de Mestrado |
Imprenta: | Campinas, SP. |
Instituição: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Data de defesa: | 2002-03-12 |
Membros da banca: |
Oswaldo Giacoia Junior;
Alvaro Luiz Montenegro Valls;
Ricardo Quadros Gouvea
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Orientador: | Oswaldo Giacoia Junior |
Resumo | |
Em que consiste o pensamento objetivo? Qual é a base do pensamento subjetivo? Há uma cisão irrecuperável entre essas duas formas de pensar? Poderiam ambas ajudar-se mutuamente? A objetividade não foi, ao longo dos anos, confundida com objetivismo? Subjetividade não foi confundida com subjetivismo, arbitrariedade ou mera vontade individual? Pensando nessas questões- e no conflito entre subjetividade e objetividade desenvolvo nessa dissertação um estudo de tal temática baseando-me na obra de Kierkegaard (1813-1855). Para a realização de tal tarefa, analiso especialmente o Post-Scriptum, relacionando-o com algumas outras obras suas e pseudônimos do pensador dinamarquês. A relação entre subjetividade e objetividade em Kierkegaard se esclarece através da sua concepção das figuras de Sócrates e Cristo. O pensador grego e Cristo- a suma imagem do mistério- são tomados como exemplos de subjetividade, a despeito de suas diferenças. Nessa pesquisa, três outros autores são de importância capital para Kierkegaard: Hegel, Lessing e Feuerbach. Hegel não figura apenas como oponente de Kierkegaard. Tal oposição kierkegaardiana foi tratada como uma estratégia no contexto geral de suas obras. O pensador dinamarquês também não defende uma subjetividade que pode ser confundida com qualquer espécie de subjetivismo, desprezando a objetividade. A leitura kierkegaardiana da figura de Lessing é bastante relacionada ao fato desse pensador ter trabalhado exaustivamente o confronto entre fé e razão. O Post-Scriptum de Kierkegaard será muito influenciado por uma carta de Lessing intitulada Sobre a demonstração em espírito e força. Feuerbach representa, no pensamento kierkegaardiano, uma espécie de adversário declarado e aliado involuntário. Este estudo mostra como Kierkegaard concorda com muitas das teses materialistas de Feuerbach acerca do cristianismo e afirma que este tem uma compreensão verdadeira do cristianismo, coisa que nem os pastores da cristandade luterana da Dinamarca, nem os filósofos sistemáticos conhecem. O Post-Scriptum também é fortemente influenciado por algumas das teses da Essência do Cristianismo de Feuerbach. Com essas delimitações e especificidade- a dissertação se propõe a estudar o debate entre subjetividade e objetividade no pensamento de Kierkegaard, contribuindo para um debate importantíssimo da história do pensamento filosófico ocidental (AU) | |
Processo FAPESP: | 99/09991-0 - Socratismo e cristianismo em kierkegaard. |
Beneficiário: | Marcio Gimenes de Paula |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |