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Musica instrumental e industria fonografica no Brasil: a experiencia do selo som da gente

Texto completo
Autor(es):
Daniel Gustavo Mingotti Muller
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
José Roberto Zan; Claudiney Rodrigues Carrasco; Eduardo Vicente
Orientador: José Roberto Zan
Resumo

O selo Som da Gente, ativo entre os anos de 1981 e 1992, foi criado e gerenciado pelo casal de compositores Walter Santos e Teresa Souza. A empresa produziu, ao todo, 46 discos exclusivamente instrumentais, que representam uma parte bastante significativa dos lançamentos daquele segmento, no período. A partir de um amplo levantamento bibliográfico e da realização de entrevistas com músicos e profissionais envolvidos na história do selo, procurou-se construir um extenso panorama da sua atuação, desde a escolha do cast até a divulgação e distribuição dos discos, no Brasil e no exterior, passando pela relação que se estabeleceu entre os artistas e os empresários. Analisando esses dados e incorporando-os em uma interpretação daquele momento específico do mercado fonográfico brasileiro, este trabalho pôde verificar o comportamento do selo num período de transição da estrutura de organização global desse mercado, no sentido da adoção de um sistema aberto de produção, em que a relação entre pequenas e grandes gravadoras tende a migrar de um cenário onde predomina a atuação autônoma ¿ a chamada produção independente ¿ para um cenário onde o predomínio é de uma atuação complementar entre elas ¿ as pequenas gravadoras produzindo estreitamente vinculadas às grandes (AU)

Processo FAPESP: 02/05831-3 - A experiencia do selo som da gente.
Beneficiário:Daniel Gustavo Mingotti Muller
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado