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Implantação do Programa de Educação Pre-Escolar (PROEPRE) em Leme - SP: mudanças ocorridas na pratica pedagogica de professores face a uma inovação educacional construtivista - estudo de caso

Texto completo
Autor(es):
Vilma Inez Vila Barros Cicone
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Orly Zucatto Mantovani de Assis
Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
Resumo

O presente trabalho descreve as mudanças ocorridas na prática docente das professoras que implantaram uma inovação educacional na rede municipal de educação infantil, no município de Leme, Estado de São Paulo. Para isso foi necessário que essas professoras participassem do Programa de Formação de Recursos Humanos, Aperfeiçoamento de Pessoal em Serviço. O objetivo dessa investigação foi verificar se ocorrem ou não mudanças na prática docente das professoras da pré-escola, quando participam de um programa de aperfeiçoamento, inovam seus procedimentos pedagógicos e recebem supervisão orientada. A inovação educacional proposta foi o Programa de Educação Pré-Escolar (Proepre) de autoria da Profa. Dra. Orly Zucatto Mantovani de Assis, baseado na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e, o estudo de caso permite que se conheçam as mudanças ocorridas no comportamento das professoras. A partir desse fato, foi utilizada, além dos instrumentos criados pela autora do programa e pela pesquisadora, a observação direta. Os resultados obtidos demonstram que as observadas na prática docente foram bastante significativas mudanças (AU)

Processo FAPESP: 92/01568-2 - Efeitos da implantação do PROEPRE (Progama de Educação Pré-Escolar) na cidade de Leme-SP
Beneficiário:Vilma Inez Vila Barros Cicone
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado