Busca avançada
Ano de início
Entree


Os trabalhadores da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil: experiencias operarias em um sistema de trabalho de grande empreitada (São Paulo e Mato Grosso, 1905-1914)

Texto completo
Autor(es):
Thiago Moratelli
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Fernando Teixeira da Silva; Michael McDonald Hall; Vitor Wagner Neto de Oliveira
Orientador: Fernando Teixeira da Silva
Resumo

Esta dissertação trata da história social dos trabalhadores da construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil. O estudo aborda o sistema de trabalho adotado durante a realização das obras de construção da ferrovia e as experiências dos trabalhadores em São Paulo e Mato Grosso entre 1905 e 1914. Apesar de atravessar terrenos difíceis e insalubres em sua maior parte, a estrada de ferro Noroeste do Brasil foi construída em tempo recorde devido à mobilização de milhares de trabalhadores recrutados em diversas regiões do país e do exterior. A dissertação considera a construção da ferrovia como um empreendimento em si mesmo. Neste sentido, analisa o processo de recrutamento dos trabalhadores, as condições de vida de trabalho, a luta da imprensa operária contra a ferrovia, a criminalidade e aspectos do cotidiano e do mundo do trabalho da construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil (AU)

Processo FAPESP: 06/02383-0 - Os trabalhadores da construcao da estrada de ferro noroeste do brasil - experiencias operarias em um sistema de trabalho de grande empreitada 9sao paulo e mato grosso, 1905-1914).
Beneficiário:Thiago Moratelli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado