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O Banco Mundial e as politicas educacionais do Estado de Minas Gerais: o Programa de Capacitação de Professores (PROCAP) nos anos 90 - intervenção, consentimento e resistencia

Texto completo
Autor(es):
Larisse Dias Pedrosa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
José Luís Sanfelice; Maria Abádia da Silva; José Roberto Rus Perez
Orientador: José Luís Sanfelice
Resumo

O presente estudo tem como objeto de investigação aspectos relacionados à política do Programa de Capacitação de Professores (PROCAP) em Minas Gerais nos anos 90. A análise centra-se no processo de implementação do PROCAP, com o intuito de compreender os possíveis reflexos causados nas áreas de aplicação. De acordo com o contexto sócio-político do objeto da pesquisa, parte-se dos seguintes aspectos: discurso explícito do Banco Mundial; condicionantes do financiamento de programas de qualidade para a educação pública no Brasil; discurso explícito do PROCAP que evidencia as relações com os condicionamentos do Banco Mundial; mudanças propostas pelo PROCAP no Estado de Minas Gerais; análise comparativa entre o parecer das instituições avaliadoras do Programa e a Carta dos Educadores publicada pelo Fórum Mineiro de Educação em Belo Horizonte, no ano de 1998. Evidencia-se uma política educacional de conflitos nos quais a intervenção, o consentimento e a resistência são constantes (AU)

Processo FAPESP: 03/11436-2 - Interferencias do banco mundial nas politicas educacionais do estado de minas gerais: o programa de capacitacao de professores (procap).
Beneficiário:Larisse Dias Pedrosa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado