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A intencionalidade auto e heteroagressiva no comportamento de motoristas envolvidos em acidentes de transito

Texto completo
Autor(es):
Elvira Aparecida Tomazin
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Mara Aparecida Alves Cabral; Joel Sales Giglio; Regina Maria Leme Lopes de Carvalho
Orientador: Mara Aparecida Alves Cabral
Resumo

Este estudotevepor objetivodescreveraspectospsicossociaisdas históriasde vida de condutoresde automóveisenvolvidosem acidentesde trânsito,com vítimas,no perímetrourbano de Campmas- SP. Além disso, descrevemosas circunstânciasenvolvidasnesses acidentese as opiniõesdos condutoressobreos fatoresque os ocasionaram.A hipóteseque norteouessetrabalho é que os acidentesnão acontecempor acaso e, sim, por um série de aspectos psicossociais.Para alcançannosessesobjetivos,realizamosum estudocomparativo,entreos mesesde Agostode 1999 e Fevereiro de 2001, onde trabaJhamoscom 2 grupos: um grupo de estudo, fonnado por 80condutoresde automóveisresidentesem Campinas,que se envolveramem acidentesde trânsito, com vítimas, no perímetro urbano dessa cidade; e um grupo comparação, fonnado por 40 motoristasde automóveisresidentesem Campmas,que nunca se envolveramem acidentesde trânsito,como condutorde qualquerveículoautomotor.Uma anamnsesesemi-estruturadasobrea história de vida dos sujeitos e a Escala de Traços e de Comportamentosde Agressividadede Gayra1,foramutilizadoscomo instrumentosde coleta de dadospara os 2 grupos.Para o grupode estudo,em particular,também :fizemosuso de um questionário,especialmenteelaboradopara essa pesquisa, sobre as circunstânciasque envolveramo acidente.Para o grupo comparação,foram boradasperguntasreferentesao nãoenvolvimentoemacidentes. Os resultados que obtivemos, constatam uma associação estatisticamente significante entre eventos estressantes de vida relacionados à insatisfução no trabalho e a ocorrência de acidentes de trânsito. No entanto, são os homens e não as muJheres acidentadas, que mais apontam estresses relacionados à profissão. Concluímos, também, que homens e muJheres acidentados diferem em relação a alguns traços de personalidade, em comparação aos motoristas que nunca se envolveram em acidentes de trânsito (AU)

Processo FAPESP: 99/02651-0 - A intencionalidade auto e heteroagressiva no comportamento de motoristas que provocam acidentes de transito.
Beneficiário:Elvira Aparecida Tomazin
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado