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Estudo do processamento auditivo e da supressão das emissões otoacústicas em crianças com dislexia do desenvolvimento

Texto completo
Autor(es):
Marina Belloni Galeti
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Francisca Colella Santos; Christiane Marques do Couto; Christiane Marques do Couto
Orientador: Maria Francisca Colella Santos
Resumo

Introdução: Para o adequado desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, é necessário a integridade do sistema nervoso, atenção seletiva e sustentada, discriminação auditiva, memória de curto e longo prazo e consciência fonológica, que podem ser avaliadas no conjunto de testes do processamento auditivo (PA). Tem sido sugerido que a função do sistema olivocolear medial pode ser avaliado por meio da supressão das emissões otoacústicas transientes (EOATs). A função desse sistema tem sido estudada em crianças com distúrbio do PA devido à sua suposta ação na melhora da discriminação auditiva e inteligibilidade de fala em ambientes ruidosos. Objetivo: Analisar o processamento auditivo e o efeito de supressão das EOATs em crianças com dislexia. Além disso, analisar o efeito de um programa de remediação fonológica, de leitura e escrita no PA. Material e Método: Os sujeitos foram divididos em três grupos: GE1: 23 crianças com dislexia; GE2: 15 crianças do GE1 foram reavaliadas após serem submetidas à remediação fonológica, de leitura e escrita; GC: 28 crianças de escola pública, sem queixas auditivas e escolares. Foram realizados os procedimentos: anamnese, avaliação audiológica básica, avaliação do PA e supressão das EOAs. Resultados: As crianças com dislexia apresentaram desempenho estatisticamente inferior ao do GC nos testes: memória sequencial não verbal (MSNV), teste dicótico de dígitos (TDD), teste de padrão de duração (TPD), teste de padrão de frequência (TPF), e gaps in noise (GIN) - orelha esquerda. O GE1 não apresentou supressão das EOAs. Não houve correlação entre os testes de PA e os valores de supressão das EOATs em nenhum grupo avaliado. As crianças do GE2 apresentaram melhora estatisticamente significante no desempenho nos testes TDD, TPD, TPD e GIN pós remediação. Apenas os meninos apresentaram supressão das EOAs na etapa pós remediação. Conclusão: As crianças com dislexia deste estudo apresentaram alteração nos testes de PA, principalmente na habilidade auditiva de ordenação temporal. A remediação fonológica, de leitura e escrita, foi capaz de melhorar as habilidades auditivas das crianças com dislexia deste estudo (AU)

Processo FAPESP: 09/06951-1 - Estudo do Processamento Auditivo e da Supressão das Emissões Otoacústicas em Crianças com Dislexia.
Beneficiário:Marina Belloni Galeti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado