Analise de alguns mecanismos subjetivos de adesao ou rejeicao de estilos musicais ...
Theodor W. Adorno e o jazz: desenvolvimentos, contradições e rupturas de um diagnó...
![]() | |
Autor(es): |
Sonia Maria de Carvalho
Número total de Autores: 1
|
Tipo de documento: | Dissertação de Mestrado |
Imprenta: | Campinas, SP. |
Instituição: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Data de defesa: | 2001-11-22 |
Membros da banca: |
Renato Ortiz;
Fernando Antonio Lourenço;
Leopoldo Waizbort
|
Orientador: | Renato Ortiz |
Resumo | |
o presente trabalho preocupa-seem revelar quais os fundamentosda critica de Adorno à cultura moderna. Para isso, será necessário esclarecer, primeiro, porque tal critica está intimamente ligada à compreensão que Adorno tem do capitalismo tardio. Segundo, que a cultura, na modernidade, foi praticamente substituída por wna indústria cultural que impede que aquela esfera continue atuando como wna esfera autônoma, portanto, potencialmente transformadora. Finalmente, que esse fato colabora, cada vez mais, para wna incapacidade dos indivíduos de se estabelecerem como sujeitos e se firmarem como personalidades com tendências autoritárias: seja pela sllbmissão ou pelo autoritarismo exagerado (AU) | |
Processo FAPESP: | 99/06998-4 - A crítica de Adorno a cultura moderna |
Beneficiário: | Sonia Maria de Carvalho |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |