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Os textos de Jose de Anchieta e o imaginario religioso: ficção x texto sagrado

Texto completo
Autor(es):
Mirian Aparecida Deboni
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Suzi Frankl Sperber; Maria Viana Mindlin; Haquira Osakabe
Orientador: Suzi Frankl Sperber
Resumo

A proposta desta pesquisa concentra-se no estudo de alguns textos de José de Anchieta: O Pelote Domingueiro; canção da Cordeirinha Linda; Na visitação de Santa Isabel; Recebimento quefizeram os índios de Guaraparim aopadre Provincial Marçal Beliarte; Recebimento do Administrador Simões Pereira; Recebimento do P. Marcos da Costa e de alguns fragmentos dos autos Na festa de São Lourenço e Na festa do Natal ou Pregação Universal. o principal objetivo deste estudo foi analisar como José de Anchieta adaptou seu pensamento religioso ao conhecimento presumível dos espectadores de sua obra, sendo eles os colonos, os índios e os próprios padres que à colônia foram enviados. Buscou-se analisar como determinadas mensagens bíblicas foram transfiguradas em tais textos a fim de que pudessem ser melhor entendidas por seu público. Buscou-se, também, demonstrar que Anchieta não foi só um exemplar jesuíta, fiel discípulo dos ensinamentos de seu mestre lnácio de Loyola, como foi também um poeta cuja obra catequética tem valores literários. Tais aspectos são perceptíveis no trabalho com a linguagem e no uso de recursos literários, como alegorias, figuras e metáforas, os quais estão presentes nos textos analisados (AU)

Processo FAPESP: 00/04372-0 - Os autos de José de Anchieta e o imaginário religioso: ficção x texto sagrado
Beneficiário:Mirian Aparecida Deboni
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado