Busca avançada
Ano de início
Entree


Inervação da musculatura mandibular de Carcharias taurus (Rafinesque, 1810) (Odontaspididae, Lamniformes, Elasmobranchii)

Texto completo
Autor(es):
André Luis da Silva Casas
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Arani Nanci Bomfim Mariana; Otto Bismarck Fazzano Gadig; José Roberto Kfoury Junior
Orientador: Arani Nanci Bomfim Mariana
Resumo

Quinze cabeças de tubarões Carcharias taurus (Rafinesque, 1810), pertencentes à Ordem Lamniformes e Família Odontaspididae, foram utilizadas para a realização desse estudo. O material destinado à análise foi obtido junto ao Terminal de Pesca de Santos, localizado em Santos, São Paulo, e descartado pelos pescadores por não apresentar valor comercial. A dissecação das cabeças visou caracterizar os músculos mandibulares, bem como descrever sua inervação realizada pelo ramo mandibular do nervo trigêmeo. Os músculos mandibulares de C. taurus são representados por: músculo pré-orbital, músculo levantador do palatoquadrado, músculo quadrado-mandibular e músculo intermandibular. O nervo trigêmeo de C. taurus origina-se em uma porção lateral da medula oblonga e ramifica-se na órbita para originar o ramo mandibular responsável pela inervação dos músculos derivados do arco mandibular. Os ramos proximais do ramo mandibular do nervo trigêmeo inervam o músculo levantador do palatoquadrado, o músculo pré-orbital e o músculo quadrado-mandibular recebem fibras dos ramos intermediários do ramo mandibular do nervo trigêmeo e a ramificação distal do mesmo é visualizada no músculo intermandibular. (AU)

Processo FAPESP: 03/03102-7 - Inervação da musculatura mandibular de Carcharias taurus (Odontaspididae, Lamniformes, Elasmobranchii)
Beneficiário:André Luis da Silva Casas
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado